pt_BR
Ciências Biológicas | Ex-Afiliado

Daniella Castanheira Bartholomeu

(BARTHOLOMEU, D.C.)

09/06/1970
Brasileira
01/01/2008

Graduação em Biologia (1993) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado em Ciências Biológicas (1997) pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Bioquímica e Imunologia (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Pesquica Genômica, nos Estados Unidos.

É professora associada do Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do grupo de pesquisa Imunologia e Genômica de Parasitos, cadastrado no CNPq. Atuou como subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Parasitologia/UFMG (CAPES nível 7) no período 2017-2019 e coordenadora do mesmo Programa entre 2019-2021. Suas pesquisas incluem biologia molecular e genômica de parasitos, abordagens genômicas e genômica funcional visando correlacionar a variabilidade de isolados de Trypanosoma cruzi e Leishmania com perfis de virulência e patogenicidade e desenvolvimento de ferramentas de bioinformática para a identificação de novos alvos para diagnóstico molecular e sorológico e vacinas para protozoários parasitos.

Em 2018 recebeu dois Walter Colli Awards da Sociedade Brasileira de Protozoologia, pelo orientado Pós-doutor João Luís Reis Cunha e pela doutoranda Jennifer Ottino.