pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Constantino Tsallis

(TSALLIS, C.)

05/11/1943
Brasileira
08/04/1994

Nasceu em Atenas, em 1943, no seio de família grega de industriais e políticos. Aos quatro anos de idade emigrou, com sua família, para a América do Sul e, após breve estadia no Brasil, estabeleceu-se em Mendoza na Argentina, onde completou seus estudos primários e secundários. Após estudar Engenharia Química durante dois anos e meio, ganhou uma Bolsa em concurso publico nacional e transferiu-se para o Instituto de Física Balseiro de Bariloche, onde completou seis anos acadêmicos, recebendo seu diploma em 1965. Em 1966 foi, inicialmente com bolsa do governo francês, para a França, onde morou durante oito anos. Durante este período lecionou Física regularmente na Universidade de Paris (7 anos) e na “École de Physique et Chimie” de Paris. Em 1974 recebeu o diploma de “Docteur d’Etat ès Sciences Physiques” pela Universidade de Paris-Orsay por pesquisas na área de Teoria de Transições de Fase com breves incursões experimentais. Durante todo este período, os mestres que mais o influenciaram foram Guido Beck — com seu talento para ligar complexas teorias com fatos da vida quotidiana — e Pierre-Gilles de Gennes — com sua notável habilidade de obter resultados teóricos não triviais sem realizar cálculos –.
Em 1975 emigrou para o Brasil: os dois primeiros anos na Universidade de Brasília, e os demais no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro, com freqüentes visitas ao Nordeste brasileiro, principalmente a Natal (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e Maceio (Universidade Federal de Alagoas). Nestas cidades, assim como em Cordoba-Argentina, contribuiu decisivamente para a criação e consolidação de grupos de pesquisa em Física Estatística.
Os temas científicos nos quais pesquisou incluem: (i) Fenômenos críticos e transições de fase em magnetismo (formulou uma representação geométrica de certas correlações magnéticas, o que levou ao conceito de “thermal transmissivity” e ao “break-collapse method” freqüentemente usados na literatura e que lhe valeram um Guggenheim Award em 1982); (ii) Biogênese, em fecunda colaboração com Ricardo Ferreira, que o iniciou em temas próximos à biologia; (iii) Autômatos celulares, redes neuronais e caos, área na qual foi descoberta a desde então chamada “gap road to chaos”; (iv) Genética e Imunologia, em particular um modelo no espaço de configurações (referido como “Tsallis model” na literatura); (v) Economia, onde colaborou na formulação e estudo de certos modelos microeconômicos que mereceram certo destaque nacional e internacional; (vi) Fractais e aplicações na avaliação petrolífera de reservatórios brasileiros, atividade esta ligada à consultoria regular dada à Petrobrás; (vii) Psicologia cognitiva, fazendo experimentos com seres humanos executando tarefas de memorização/aprendizagem e comparando-os com resultados obtidos com redes neuronais computacionais; (viii) Generalização da estatística de Boltzmann-Gibbs e da Termodinâmica, proposta formulada em 1988 e que tem motivado, até a data, mais de 3.200 trabalhos e teses feitos por mais de 5.100 pesquisadores de 72 países (expressões tais como “Tsallis entropy”, “Tsallis statistics” e análogas, são hoje corriqueiramente utilizadas na literatura). Muitas reuniões internacionais (Japão, USA, Brasil, Argentina, Italia, Grecia, Turquia) tem sido exclusiva ou prioritariamente dedicadas a este último tema.
Sua primeira esposa, Maria Cristina Frascaroli, argentina, lhe deu Alexandra Cleopatre e Adrian, e sua segunda e atual, Maria Aparecida de Oliveira Pádua, brasileira, lhe deu Emmanuel Lucas. Gosta de tocar piano, jogar tênis, dançar e colecionar selos. Fala seis idiomas. Naturalizou-se brasileiro em 1984.
Alguns números e fatos: Publicou aproximadamente 300 trabalhos; proferiu mais de 800 conferências em eventos e instituições de cerca de 40 países; ministrou cursos regulares de graduação e pós-graduação no Brasil, França, Argentina, e USA; participou de mais de 90 Bancas de concursos públicos e teses diversas; orientou 36 Doutorados e Mestrados; apresentou fractais gráficos em três exposições no Rio de Janeiro; atua como “Chief Co-Editor” de Physica A/Elsevier; é Pesquisador 1A do CNPq desde 1984; foi honrado com o título de “Distinguished Scientist of the Greek Diaspora” (1985) e de Cidadão Honorário do Estado do Rio de Janeiro (1988); “Conference Chairman” da Conferência Mundial Trianual Statphys (1989); chefiou, durante dez anos, diversos Departamentos do CBPF, inclusive a Coordenação de Materia Condensada e Física Estatística do CBPF; foi agraciado com o Prêmio Cidade do Rio de Janeiro de Ciência e Tecnologia, e com o Prêmio Mexico de Ciência e Tecnologia; pela terceira vez é membro da Comissão que outorga a Medalha Boltzmann, a maior distinção mundial de Física Estatística. Seus trabalhos tem recebido mais de 10.400 citações em revistas indexadas/ISI (indice h=47). Recebeu o Prêmio “Citation Classic” da ISI pela publicação em Física de autores brasileiros mais citada mundialmente na década 1900-1999.
Publicação do artigo em Physica A mais citado mundialmente na decada 1993-2003. Seu nome tem recebido mais de 1300 citações nominais/ISI (nome no Titulo ou no Resumo ou nas Palavras-Chave da publicação), o que o coloca em segunda posição dos cientistas brasileiros de todos os tempos, após Carlos Chagas, descubridor da doença que porta seu nome. Conselheiro da Sociedade Brasileira de Física (2001-2005). Coordenador do Nucleo de Estudos Avançados do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Coordenador de 2 Projetos Pronex consecutivos. Bolsa “Cientista de Nosso Estado” – Rio de Janeiro (1999 – …). Membro do Statistical Physics Committee (1999 – 2005) e do Low Temperature Committee (1999 – 2005) da International Union of Pure and Applied Physics. Conferencista convidado da Camara de Deputados da Argentina para expor sobre Sistemas Complexos (2000). Tem co-editado varios livros sobre a Mecânica Estatística Não Extensiva, incluindo recentemente um — “Nonextensive Entropy – Interdisciplinary Applications” — na Oxford University Press, com o Prof. Murray Gell-Mann, Prêmio Nobel de Física. Existem, no total, 16 livros, em breve 17, dedicados ao tema (BJP, Springer, Elsevier, Oxford University Press, World Scientific). Recomendacao das Nacoes Unidas / Office for Outer Space Affairs (2004) para promover estudos de Mecanica Estatistica Nao Extensiva para Astrofisica e Estudos Espaciais. [Atualizado 12 Outubro 2010]