pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Alejandro Szanto de Toledo

(SZANTO DE TOLEDO, A.)

09/07/1945
Brasileira
05/03/1997

Alejandro Szanto de Toledo bacharelou-se em Física pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL/USP), em 1967.
Iniciou suas atividades de pesquisa em 1964 como bolsista do Laboratório Van de Graaf, do então departamento de Física da FFCL/USP. Durante o programa de doutoramento esteve intensamente engajado na implantação do Laboratório Pelletron, sendo o primeiro doutor formado com o novo acelerador (1976), e participou ativamente da consolidação instrumental do projeto.
Fez um estágio como pesquisador visitante junto ao Max-Planck Institut für Kernphysik, Heidelberg, Alemanha, entre 1977 e 1978, quando iniciou seus trabalhos em reações nucleares induzidas por íons pesados. Foram desenvolvidas técnicas experimentais para o estudo da espectroscopia nuclear de estados com alto spin em núcleos leves. Em particular, o efeito de “backbending” no 22Ne fora identificado.
De volta ao País desenvolveu seus trabalhos experimentais no Laboratório Pelletron, implantando uma nova linha de pesquisa sobre a fusão de núcleos pesados-leves. Manteve colaborações internacionais sobre esses assuntos, em particular com o Nuclear Structure Research Laboratory, University of Rochester, EUA (1981), Argonne National Laboratory, EUA (1982), Michigan Statte University, EUA (1991) e Centre de Recherches Nucléaires, Strasbourg, França (1995) entre outros, em problemas diversos na área de reações nucleares induzidas por íons pesados. O tema central das colaborações se caracteriza como o estudo da dinâmica envolvido na colisão de íons pesados leves, destacando processos altamente dissipativos.
Estas pesquisas propiciaram uma produção de cerca de setenta trabalhos publicados em revistas de circulação internacional e a formação de mais de uma dezena de pesquisadores em nível de mestrado e doutorado.
Docente da Universidade de São Paulo desde 1969, Professor Livre-Docente em 1979, Professor Adjunto em 1983 e Professor Titular em 1988. Foi eleito Chefe do departamento de Física Nuclear do Instituto de Física da Universidade de São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 1992 a 1995.
Membro do Comitê Assessor de Física e Astronomia (CA-FA) do CNPq de 1985 a 1986 e de 1994-1997, foi eleito Presidente do Conselho de Coordenadores de Comitês Assessores (CCCA) do CNPq e membro do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Atualmente é o coordenador do projeto de instalação do novo acelerador linear supercondutor LINAC da USP, e seus maiores esforços em pesquisa se concentram nos estudos de processos altamente dissipativos na colisão de íons pesados leves.