pt_BR
Ciências da Saúde | MEMBRO AFILIADO

Taís Gratieri

(Gratieri, T.)

27/09/1983
Brasileira
01/01/2022

Graduação (2005) e doutorado (2010) em Farmácia – Bioquímica pela Universidade de São Paulo – USP. Realizou estágio de doutorado PDEE (sanduíche) na Universidade de Saaland, Alemanha e Pós-Doutorado na Universidade de Genebra (UNIGE), Suíça, instituições com as quais ainda mantém colaborações científicas.

Professora Associada na Universidade de Brasília (UnB) e vice-coordenadora do Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Tem experiência na área de Tecnologia Farmacêutica e Cosmetologia, com ênfase no desenvolvimento e avaliação de sistemas inovadores para liberação tópica de fármacos. Vem desenvolvendo diversos trabalhos com foco na avaliação da performance de formulações tópicas oculares, cutâneas, ungueais e vaginais, incluindo sistemas micro e nanoparticulados, através de modelos experimentais in vitro e ex vivo alternativos ao uso de animais. É uma dos fundadores e coordenadores do Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos Alimentos e Cosméticos (LTMAC), onde, além das pesquisas acadêmicas, atua em projetos de desenvolvimento de produtos tecnológicos em colaborações com indústrias farmacêuticas e cosméticas. Membro da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Recebeu em 2012 o Prêmio CAPES de Tese e, em 2013, o Prêmio ‘Para Mulheres na Ciência”, da UNESCO, L’Oréal e Academia Brasileira de Ciências. Em 2016 recebeu o Prêmio UnB de Teses do Programa para tese de mestrado orientada.