Desde 2010, quando foi realizado o “Ano da Alemanha no Brasil”, a ABC e a Academia Nacional de Ciências Alemã, chamada Leopoldina, organizam atividades de cooperação científica. Em novembro daquele ano, sob a coordenação do Acadêmico Luiz Bevilacqua e do professor Detlev Ganten, pelo lado alemão, foi realizado, no Rio de Janeiro e em São Paulo, um evento com quatro temas centrais: Modelagem Matemática e Computacional, Materiais Avançados, Meio Ambiente e Mudanças Globais e Gerontologia e Doenças Cronodegenerativas. As atividades destacaram-se pelo alto nível de excelência dos cientistas. Também foi organizado um encontro de pós-graduandos brasileiros e alemães que participaram de intercâmbios apoiados por essas entidades, no qual foram apresentados os pontos mais relevantes dos respectivos sistemas de educação superior. Alunos bolsistas dos dois países nas áreas exatas e humanas falaram sobre seus intercâmbios.

Em maio de 2014, na Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a ABC, a Leopoldina e a Die Junge Akademie promoveram, em São Carlos, SP, o simpósio Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization, para discutir a gestão sustentável dos recursos hídricos no Brasil, além de fortalecer a cooperação entre os dois países nesta área, a partir da mobilização de 27 pesquisadores com menos de 40 anos. O evento resultou no documento Water in Urban Regions: Building Future Knowledge to Integrate Land Use, Ecosystem Services and Human Health.

Em outubro de 2016, as academias realizaram o workshop Como Queremos Viver o Amanhã: Perspectivas para a Gestão de Águas em Regiões Urbanas, no Centro de Pesquisas Hídricas e Ambientais, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. O evento reuniu 26 jovens pesquisadores dos dois países para discussões acerca dos principais desafios para a pesquisa, na área de recursos hídricos, visando a construção de um futuro mais sustentável para os centros urbanos, e teve como resultado a publicação How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions.

Em outubro de 2018, em Belo Horizonte, MG, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Leopoldina e outras entidades promoveram o workshop Manejo sustentável de água em cenários de mineração e pós-mineração. Como resultado, foi lançado em novembro de 2019 o relatório A New Vision of Sustainable Management in Mining and Post-Mining Landscapes – o terceiro documento produzido pela parceria entre as academias.

Em fevereiro de 2021, ocorreu virtualmente o “1º Encontro da Diáspora Brasileira de Ciência e Inovação na Alemanha” que reuniu mais de 600 participantes, em sua maioria cientistas brasileiros radicados na Alemanha. Em outubro de 2023, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Leopoldina promoveram, em Berlim, o workshop “Aquicultura sustentável – impactos ambientais e segurança alimentar”.

Acesse todas as notícias publicadas pela ABC sobre a parceria com a Academia Leopoldina