pt_BR

Data: 19 de maio de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 07 | O IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL

A pandemia causada pelo novo coronavírus vem causando danos humanos, econômicos e sociais sem precedentes. Por isso, é uma condição particular de estresse que impacta nossas mentes, desorganiza as economias e aumenta o risco de desenvolvimento de transtornos mentais. Ainda que a síndrome respiratória aguda seja sua principal característica, outros órgãos, como o cérebro, também podem ser afetados, de forma direta ou indireta. A covid-19 nos coloca face ao desamparo humano fundamental, na medida em que, pela invisibilidade do vírus, nos sentimos sem qualquer defesa psíquica capaz de nos proteger. Quais as consequências que podem advir? O que fazer?

Webinaristas: Jair de Jesus Mari, Fernanda Tovar Moll e Joel Birman.

Moderador: Luiz Davidovich, presidente da ABC

 


SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.07 | O IMPACTO DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL
Data: 3ª feira, 19/05/2020
Hora: 16h às 18h
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Jair de Jesus Mari


    O médico Jair de Jesus Mari, em cuja visão o pior da pandemia se dará na saúde mental da população e o SUS terá de se reinventar para enfrentar este novo desafio. Ele é doutor em Epidemiologia Psiquiátrica pela Universidade de Londres, professor titular e chefe do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

 


  • Fernanda Tovar Moll
    A médica Fernanda Tovar Moll, para quem a pandemia de covid-19, pode gerar consequências neurológicas e psiquiátricas, agudas ou de longo prazo, ainda desconhecidas. Ela é presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Fez estágio de pós-doutorado em neuroimagem e neuroimunologia no National Institutes of Health (NIH) e foi professora adjunta do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Foi membro afiliado da ABC 2015-2019.

 


  • Joel Birman
    O médico Joel Birman, cujo ponto de vista é que o sentimento de desproteção gerado pela pandemia faz com que sejamos assaltados por angústias primordiais, que promovem diferentes formas de sofrimento e sintomas psicopatológicos. Ele fez estágio de pós-doutorado no Laboratório de Psicopatologia Fundamental e Psicanálise da Universidade Paris VII. É professor titular da UFRJ e professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

CORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 19 de maio de 2020

Saúde mental e pandemia foi o tema do webinário da ABC em 19/5

Os convidados foram os médicos Jair de Jesus Mari, Fernanda Moll e Joel Birman. Perdeu? Veja a gravação aqui!


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSMATÉRIAS | 15 de junho de 2020

O impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental

A complementaridade entre as apresentações integrou estudos populacionais, particularidades biológicas e singularidades psíquicas.