pt_BR

Data: 22 de junho de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT) | www.abc.org.br/transmission (EN)

A repartição justa e equitativa dos benefícios da biodiversidade é um dos pilares da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e do Protocolo de Nagoya. Nos últimos anos, as ciências da vida passaram por uma revolução molecular – quantidades crescentes de sequências genéticas digitais (DSI) estão disponíveis para usuários em todo o mundo. Este conjunto de dados abertos oferece um compartilhamento justo de seus benefícios e um acesso equitativo para pesquisadores de todos os lugares? Quais os riscos e vantagens associadas para a atividade científica? Como as informações sobre a biodiversidade em formato DSI interagem com a ciência aberta, desenvolvimento, inovação e sustentabilidade?

A ABC convidou representantes de países provedores e usuários de informações sobre a biodiversidade para apresentar suas experiências e perspectivas, que podem contribuir muito para essas e outras respostas. São eles: Rudolf Amann, Maria Mercedes Zambrano, Amber Hartman Scholz e Manuela da Silva.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Mercedes Bustamante.

 

Confira alguns materiais e eventos próximos sobre o tema:


SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 38 | Biodiversidade na era digital: desafios e perspectivas para a ciência
Data: 3ª feira, 22/06/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Rudolf Amann 
    “Sequência genética digital: espinha dorsal das ciências da vida”

    Microbiologista e ecologista molecular alemão, é diretor do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha, em Bremen, na Alemanha, e chefe do Departamento de Ecologia Molecular. É membro da Academia Nacional de Ciências da Alemanha Leopoldina e da Academia Europeia de Microbiologia.

  • Maria Mercedes Zambrano
    “A importância da Sequência Genética Digital aberta”
    Diretora científica da Corporación Corpogen, centro de pesquisa independente com sede em Bogotá, Colômbia. Doutora em genética molecular pela Harvard Medical School. É membro da Academia Colombiana de Ciências Exatas, Físicas e Naturais.

  • Amber Hartman Scholz
    “O que os dados científicos nos dizem sobre o ecossistema DSI? Quem está usando o DSI brasileiro? Qual DSI os cientistas brasileiros estão usando? E quem está se beneficiando com isso?”

    Vice-diretora do Leibniz Institute DSMZ, a Coleção Alemã de Microorganismos e Culturas de Células. Lidera projeto chamado WiLDSI, em DSI e acesso aberto, que recentemente lançou um documento sobre opções de política de DSI. Tem ampla experiência em ciência e política.

  • Manuela da Silva
    “A legislação brasileira de acesso e repartição de benefícios na era digital”
    Assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (INCQS/Fiocruz). Vice-presidente da World Federation of Culture Collection (WFCC), membro do Comitê Executivo do Global Genome Biodiversity Network (GGBN) e do Subcomitê de Questões Éticas, Legais e Sociais (ELSI) do Earth BioGenome Project (EBP).

Confira a gravação do evento:


Áudio em Inglês:

Saiba como foi o webinário:

Biodiversidade na era digital foi pauta do 38º Webinário da ABC

Cientistas de várias partes do mundo se reuniram no dia 22/6 para debater o futuro dos dados de sequenciamento genético no ambiente virtual.

 


Áudio em Inglês: