pt_BR

Data: 23 de março de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT) | www.abc.org.br/transmission (EN)

As preocupações com a educação básica brasileira aparecem de forma destacada na Constituição de 1988. O seu mais recente aperfeiçoamento se deu no Novo Fundeb, aprovado em 2020, que tem por objetivo a correção de desigualdades entre os municípios e também maior foco na educação infantil.

As pesquisas dos webinaristas convidados mostram que a ênfase deve ser na abordagem multidisciplinar e no investimento em educação e saúde física infantil, do nascimento aos 5 anos de idade, desenhando estratégias de ciclos de vida unificados. Políticas públicas com este foco geram retorno sobre o investimento capaz de reduzir as desigualdades e gerar indivíduos com habilidades adequadas para terem vidas bem-sucedidas, com maior capacidade para produzir.

Os convidados são o ganhador do Prêmio Nobel James Heckman, o economista Rodrigo Pinto e o Acadêmico Aloisio Araújo, que coordena o evento. 

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Aloísio Araújo.


SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 33 | EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUGESTÕES PARA O NOVO FUNDEB
Data: 3ª feira, 23/03/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao (PT) | www.abc.org.br/transmission (EN)


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Aloísio Araújo
    Economista com mestrado em matemática e doutorado em estatística. Atualmente é pesquisador emérito do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e professor titular da Fundação Getúlio Vargas. Foi pioneiro no Brasil na utilização de modelos de economia matemática para o entendimento de problemas econômicos. Membro titular da ABC e da Academia de Ciências dos EUA (NAS, na sigla em inglês) nas áreas de economia e matemática aplicada. 
  • Rodrigo Pinto 
    Economista com PhD pela Universidade de Chicago e professor da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Atua nas áreas de avaliação de políticas públicas, investimento na primeira infância e econometria. Em 2018, uma de suas pesquisas foi considerada uma das 12 mais influentes do ano pela revista Quartz (Atlantic Publication).   
  • James Heckman 
    Professor de economia e diretor do Centro de Economia para o Desenvolvimento Humano da Universidade de Chicago. Recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2000. Pesquisa as origens das principais questões sociais e econômicas relacionadas com a desigualdade, mobilidade social, discriminação e a formação de competências e regulamentação nos mercados de trabalho, bem como busca conceber e aplicar métodos empíricos rigorosos para compreender e abordar estas questões. É membro da Academia de Ciências dos EUA e da Associação Americana de Economia, entre outras. 

Confira a gravação completa do webinário:

 

Saiba como foi o webinário:

ATUAÇÃO DA ABCWEBINÁRIOS | 27 de março de 2021

Educação infantil: avaliações de políticas públicas e sugestões para o novo Fundeb

Saiba como foi 33ª edição dos Webinários da ABC, com o Acadêmico Aloísio Araújo, o economista Rodrigo Pinto e o ganhador do Prêmio Nobel James Heckman.