pt_BR

Data: 16 de junho de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 11 | DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

A educação à distância não é uma “adaptação” das aulas presenciais aos meios digitais: tem uma sofisticação própria, requer criatividade e técnica. A maior parte dos professores e estudantes brasileiros não estava preparada para seu uso quando a pandemia chegou. A adaptação à nova realidade não é simples. Nem todos têm os equipamentos necessários nem internet disponível. No contexto da doença, muitos estão sem tempo para os estudos e o aprendizado de novas tecnologias, pois têm que cuidar da família e ajudar pessoas em situação de risco. Como lidar com essas realidades contrastantes, novas e urgentes?

Para discutir o tema, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

  • Webinaristas: João Carlos Salles, Carlos Eduardo Bielschowsky e Marcelo Knobel.
  • Moderadores: O presidente da ABC, Luiz Davidovich e a Acadêmica Débora Foguel.

 


 

SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.11 | DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Data: 3ª feira, 16/6/2020
Hora: 16h às 18h (GMT-3)
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • João Carlos Salles, professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da qual é reitor atualmente. Preside a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), é membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Salles vai abordar o atual cenário da educação remota no país e apresentar projetos em desenvolvimento pela Andifes que levam em consideração aspectos diversos, como acesso a tecnologias digitais e capacitação, tanto de estudantes quanto de professores.

  • Carlos Eduardo Bielschowsky, professor associado do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua há 30 anos na área de educação. Coordenou a elaboração e a implementação do Consórcio Cederj, do qual foi presidente. Foi secretário de Educação à Distância do Ministério de Educação. É o editor chefe da Revista Brasileira de Educação a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Ele vai mostrar avanços e retrocessos no ensino superior decorrentes da utilização de educação à distância e os desafios para utilização emergencial do ensino remoto.

  • Marcelo Knobel é professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada da Universidade de Campinas (Unicamp), da qual é o atual reitor. Foi pró-reitor de Graduação, responsável pela implantação do Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS). Além da investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados, dedica-se também à divulgação científica. Knobel vai falar sobre as possíveis respostas das universidades a este momento complexo que estamos vivendo, com uma crise sanitária, econômica e política, de modo a mostrar à sociedade o seu imenso impacto para o futuro do país.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 15 de junho de 2020

Webinário da ABC em 16/6 foi sobre educação superior na pandemia

Os convidados foram o especialista em EAD Carlos Bielschowsky e os reitores da UFBA e Unicamp, João Carlos Salles e Marcelo Knobel.


CORONAVÍRUSMATÉRIAS | 06 de julho de 2020

Desafios da educação superior na pandemia

A 11 ª edição da série de webinários da ABC “Conhecer para Entender” convidou Carlos Bielschowsky, João Carlos Salles e Marcelo Knobel para debater o novo panorama do ensino nas universidades brasileiras.