pt_BR

De: 26 de novembro de 2018

Até: 27 de novembro de 2018

Local: Embrapa | Brasília (DF)

Nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília (DF), a Academia Brasileira de Ciências realizou, em parceria com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês), o workshop “Strategies for Innovation in Food Production”. Contando com o apoio da Embrapa e da Finep, esta foi a primeira atividade promovida no âmbito de um acordo estabelecido entre ABC e CAS, que objetiva promover a cooperação bilateral em oito áreas científicas e tecnológicas definidas como prioritárias e de interesse comum aos dois países.

Nas Ciências Agrárias, pelo lado do Brasil, a coordenação é dos Acadêmicos Elibio Rech Filho e Evaldo Vilela, enquanto Aimin Zhang assume esta função pelo lado chinês. O workshop teve como temática a produção de alimentos e contou com painéis temáticos com a apresentação de algumas das prioridades de pesquisa para Brasil e China na produção de alimentos em quatro subtemas: organismos geneticamente modificados e edição genômica; tecnologias inovadoras; otimização no uso de água; e mudanças climáticas.

Além disso, em dado momento, os participantes se dividiram em grupos, nas mesmas temáticas dos painéis, com o intuito de conversarem sobre suas visões e propostas para o presente e o futuro da produção de alimentos no Brasil e na China. Essas discussões geraram planos de ação, que, debatidos inicialmente em uma sessão plenária, darão origem a um único documento.

Programa
Perfil dos Participantes
Grupos Temáticos
Logística
Relatório