pt_BR

Data: 16 de novembro de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  

Neste 11º evento serão abordadas questões de ponta nas áreas de QUÍMICA e FÍSICA. O coordenador das apresentações da área de QUÍMICA será o vice-presidente para a região Nordeste e Espírito Santo da ABC, Jailson de Andrade. As da área da FÍSICA serão coordenadas pelo Acadêmico Carlos Henrique Brito Cruz. 

 


SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC | Ed.11 • QUÍMICA E FÍSICA
Data: 3ª feira, 16/11/2021
Hora: das 16h30 às 19h (GMT-3) EXCEPCIONALMENTE
Local: www.abc.org.br/transmissao 

QUÍMICA

  • Eufrânio Nunes da Silva Júnior (UFMG)
    “Explorando diferentes facetas da catálise para a preparação de quinonas bioativas”
    Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, onde é chefe do Laboratório de Química Sintética e Heterocíclica. Doutorado em química pela Universidade de Brasília (UnB).
  • Márcia Foster Mesko (UFPel)
    “Avanços na determinação elementar por técnicas de espectrometria de massa para o preparo de amostras, seguindo os princípios da química verde”
    Professora associada da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nos cursos de bacharelado em farmácia e química forense, assim como no Programa de Pós-graduação em Química, no de Bioquímica e Bioprospecção e no de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Doutora em química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Simone Patrícia Aranha da Paz (UFPA)
    “Economia circular e sustentabilidade minero-agrícola nos setores pujantes do Brasil”
    Professora adjunta da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal do Pará, onde coordena o Laboratório de Caracterização Mineral. PhD em engenharia mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

 

FÍSICA

  • Bruno Ricardo de Carvalho (UFRN)
    “Vendo o nanomundo através da luz”
    Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio na Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA). 
  • Gabriel Teixeira Landi (USP)
    “Termodinâmica da informação quântica”
    Professor doutor da Universidade de São Paulo, onde obteve o doutorado em física.
  • Gabriela Barreto Lemos (UFRJ)
    “O que podemos aprender com fótons emaranhados?”
    Professora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde obteve o doutorado. Membro da Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

 

Confira a gravação completa do evento:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 23 de novembro de 2021

11º Simpósio Científico reuniu cientistas da química e da física

Os afiliados Bruno Ricardo de Carvalho, Eufrânio Nunes da Silva Júnior, Gabriel Teixeira Landi, Gabriela Barreto Lemos, Márcia Foster Mesko e Simone Patrícia Aranha da Paz apresentaram suas pesquisas no dia 16/11.