pt_BR

Data: 1 de junho de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  

O 2º Simpósio Científico dos Membros Afiliados da ABC 2020-2021 será coordenado pela vice-presidente da ABC para a Região Rio de Janeiro, Lucia Mendonça Previato, e pelo diretor da ABC Ruben Oliven.

Serão apresentadas pesquisas da área da saúde e da área social que conversam entre si, todas voltadas para melhorar a saúde das pessoas: o diálogo entre o intestino e o pulmão nas doenças inflamatórias, possíveis novos fármacos para reduzir a inflamação e a dor das articulações, avaliação sobre novas estratégias terapêuticas para crises de doenças infecciosas arbovirais e respiratórias, algumas implicações econômicas na pandemia, estratégias de resiliência desenvolvidas por indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade para enfrentar os efeitos desiguais da pandemia e ações de intervenção necessárias.

 


SERVIÇO
Evento: Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da Abc | Ed.02 • MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | CIÊNCIAS SOCIAIS
Data: 3ª feira, 01/06/2021
Hora: 16h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 

 


 

 

MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

Coordenadora: Lucia Mendonça Previato 

 

  • Denise Morais da Fonseca
    “Eixo intestino-pulmão: o diálogo imunológico entre as mucosas no desfecho de doenças inflamatórias”
    Professora do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, membro do World Economic Forum – Young Scientist group e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2020-2024). Doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Pós-doutorados no Departamento de Bioquímica e Imunologia da FMRP-USP e no Laboratório de Doenças Parasitárias do National Institute of Health (NIH-EUA).

 

  • Flavio Almeida Amaral
    “É possível Resolver a inflamação e a dor das articulações?”
    Professor associado no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realizou a graduação em ciências biológicas, e o mestrado e doutorado em fisiologia e farmacologia, assim como um estágio de pós-doutorado pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia.

 

  • Vivian Vasconcelos Costa
    “Arboviroses: interação microrganismo-hospedeiro e identificação de alvos terapêuticos”
    Professora adjunta do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em ciências biológicas/microbiologia pela UFMG, com sanduíche no Singapore-MIT Alliance for Research and Technology (SMART Centre), na National University of Singapore (NUS), em Cingapura. Pós-doutorado no grupo de pesquisa de doenças infecciosas (ID-IRG) do SMART Centre e bolsista PNPD/Capes pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Laureada em 2020 com o prêmio “Para mulheres na Ciência” promovido pela L ́Oréal-Unesco-ABC.

 


CIÊNCIAS SOCIAIS

Coordenador: Ruben Oliven 

 

  • Eduardo Zilberman – a confirmar
    “Algumas implicações econômicas da pandemia” 
    Professor associado do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde fez o bacharelado e o mestrado em economia. PhD em economia pela New York University. Desenvolve pesquisas nos campos de macroeconomia e economia do setor público.

 

  • Normanda Araújo de Morais
    “Indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade: impactos psicossociais da pandemia e estratégias de resiliência”
    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG) da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde coordena o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos (Lesplexos). Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com mestrado e doutorado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, EUA.

Assista à gravação completa do evento:

 

Saiba como foi o simpósio:

2º Simpósio Científico de Afiliados da ABC reuniu cientistas sociais e da saúde

Encontro fortaleceu relações interdisciplinares dentro da Academia. Saiba mais sobre o evento e conheça os cinco Afiliados palestrantes!