pt_BR

Data: 7 de maio de 2016

Local: Academia Nacional de Medicina, RJ

No dia 07 de maio de 2016, o Brasil sediou a IV Assembleia Geral da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), órgão que visa fortalecer a ciência e a tecnologia a fim de avançar a pesquisa, o desenvolvimento e a equidade nas Américas. Com organização da ABC e da Academia Nacional de Medicina, que recebeu o evento em sua sede, no Rio de Janeiro, a reunião contou com a participação de representantes de diversos países do continente americano.

Iniciando pela manhã, com boas-vindas do Presidente da ABC, Luiz Davidovich , e estendendo-se até o final da tarde, o encontro uniu assuntos institucionais de cunhos acadêmico e administrativo. Primeiramente, houve a apresentação de um relatório sobre a atuação da Rede desde a última Assembleia Geral (2013), seguido por sessões específicas sobre a atuação de seus Programas temáticos: Educação Científica, Mulheres para a Ciência, Águas e Energia. Logo após, Bernie Jones, do projeto Smart Villages, que visa estimular novas ideias para superar a falta de acesso à energia em regiões periféricas de países em desenvolvimento, falou sobre a possibilidade de implementação do referido programa junto à Ianas. Outra proposta apresentada foi o projeto liderado pelo Acadêmico Marcello Barcinski, que trata sobre o aumento na integração de cientistas de países americanos que inovam na área de saúde, a fim de fortalecer as relações entre Ianas e a ANM para a melhora da tecnologia disponível para as populações. Além disso, ocorreram discussões sobre tópicos de relevância referentes a cada Programa da Rede.

No âmbito administrativo,foram definidas metas para o próximo triênio (2016-2019), revisão de regras e estatutos, eleições para cargos executivos, além de uma pequena reunião entre os recém-eleitos. A ABC foi reeleita para compor o Comitê Executivo juntamente com as Academias do México, da Nicarágua, dos Estados Unidos, da Colômbia e da Venezuela, além das Academias regionais do Caribe e da América Latina.

A próxima Assembleia Geral ocorrerá em 2019, na Colômbia, e será sediada pela Academia Colombiana de Ciências Exatas, Físicas e Naturais.

Lista de Participantes

Logística