pt_BR

De: 4 de outubro de 2016

Até: 7 de outubro de 2016

Local: Universität Duisburg-Essen | Essen (Alemanha)

No período de 4 a 7 de outubro de 2016, foi realizado, no Centro de Pesquisas Hídricas e Ambientais, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, o workshop “How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions”. Organizado pelas Academias de Ciências do Brasil e da Alemanha, o evento reuniu 26 jovens pesquisadores dos dois países para discussões acerca dos principais desafios para a pesquisa, na área de recursos hídricos, visando a construção de um futuro mais sustentável para os centros urbanos.

A seleção dos candidatos brasileiros foi feita por meio de uma chamada pública, divulgada através das páginas e boletins eletrônicos da ABC e da SBPC, bem como de outras instituições de pesquisa. Trinta e nove pesquisadores brasileiros se candidataram, tendo sido selecionados 13 jovens doutores, provenientes de diferentes regiões do Brasil.

A programação contou com mesas-redondas e conferências proferidas por pesquisadores sêniores. No entanto, boa parte do tempo foi dedicado à discussão entre os jovens cientistas, que, divididos em quatro grupos, abordaram temas como gestão integrada de bacias hidrográficas em regiões urbanas; saneamento básico e sustentabilidade; micropoluentes; e transparência, conscientização e participação cidadã.

O workshop teve como resultado a publicação “How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions” (Como queremos viver amanhã? – Perspectivas na gestão de águas em regiões urbanas), lançado no dia 28 de junho de 2017. O estudo apresenta reflexões sobre a integração das bacias hidrográficas em áreas urbanas, os impactos sobre os lençóis freáticos, o saneamento básico e o sistema de águas pluviais, o reuso de água, a gestão e o controle de nanopartículas e micropoluentes, invisíveis aos métodos convencionais de detecção e remoção, e a importância da comunicação e do envolvimento da sociedade com as questões a respeito dos recursos hídricos e sua gestão.

Este encontro foi um desdobramento do simpósio “Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization“, organizado no Brasil, em 2014, no âmbito da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Na oportunidade, 27 jovens pesquisadores com menos de 40 anos (11 alemães e 16 brasileiros) debateram, na cidade de São Carlos, a gestão sustentável dos recursos hídricos.

 

Programa

Lista de Participantes

Perfil dos Participantes Brasileiros

Roteiro das Discussões

Edital de Seleção

Science Policy Report