pt_BR

De: 2 de setembro de 2017

Até: 15 de setembro de 2017

Local: Hotel Nacional Inn | São Carlos (SP)

De 2 a 15 de setembro, em São Carlos (SP), 101 estudantes, sendo 61 brasileiros e 40 estrangeiros, participaram de um curso em gestão integrada de recursos hídricos. A qualificação foi organizada pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

O curso teve o objetivo de promover uma preparação avançada na área. Os alunos tiveram uma visão sistêmica, articulada para a gestão com capacidade preditiva e foco na sinergia entre os componentes biogeofísicos, econômicos e sociais. O programa deu ênfase também a impactos, gestão da água na agricultura, águas subterrâneas e controle de eutrofização, dando condições e ferramentas para a solução de problemas atuais da gestão da água a nível mundial.

A equipe foi composta por docentes Blanca Jiménez Cisneros (IHP-Unesco), Carlos Bicudo (Instituto de Botânica de São Paulo), Donato Seiji Abe (IIE), Ernesto González (Universidad Central de Venezuela), Gabriel Roldán (Academia Colombiana de Exatas, Física e Ciências Naturais), José Galizia Tundisi (IIE), Katherine Vammen (Ianas e Universidad Centroamericana – Nicarágua), Maciej Zalewski (regional europeia do Centro de Ecohidrologia, ligada à Unesco), Odete Rocha (UFSCar), Ricardo Hirata (USP), Silvio Crestana (Embrapa Instrumentação), Virginia Ciminelli (INCT-Acqua e UFMG) e Wilson Tadeu Lopes da Silva (Embrapa Instrumentação).

A atividade contou com apoio institucional da ABC; do Programa Internacional de Hidrologia (IHP-Unesco); da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua); entre outras instituições.

 

Programa

Perfil dos Palestrantes

Lista de Alunos