pt_BR

De: 22 de agosto de 2017

Até: 24 de agosto de 2017

Local: Rio Othon Palace Hotel | Rio de Janeiro (RJ)

O Brasil recebeu, em 2017, a primeira reunião geral da Rede de Jovens Afiliados da TWAS (TYAN, na sigla em inglês), fundada em 2016 pelos jovens membros afiliados da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês).

O evento foi realizado de 22 a 24 de agosto de 2017, no Hotel Othon Palace Copacabana, no Rio de Janeiro, e contou com o apoio do Escritório Regional para América Latina e Caribe da TWAS (TWAS-ROLAC, na sigla em ingês), o Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O evento foi restrito aos convidados e os membros afiliados da ABC – atuais e ex-afiliados – foram convidados pela ABC a participar e tiveram duas sessões organizadas pelo Comitê.

O Comitê Científico da ABC foi composto por: Antonio José Costa Filho (USP); Cecilia Verônica Nunez (INPA); Cláudia Pinto Figueiredo (UFRJ); Félix Alexandre Antunes Soares (UFSM); Gustavo Batista de Menezes (UFMG); Jordan del Nero (UFPA); Leonardo Holanda Travassos Correa (UFRJ); Luiz Henrique Soares Gonçalves de Lima (Unifesp); Roberto Rivelino de Melo Moreno (UFBA); e Yraima Moura Lopes Cordeiro (UFRJ).

 

A origem da TYAN

 

tyansolo_8745.jpgO Programa de Jovens Afiliados da TWAS foi oficialmente criado em 2007. A cada ano, os cinco escritórios regionais selecionam cinco cientistas de excelência com menos de 40 anos, em um momento de suas carreiras em que levam valiosa energia e perspectivas para a Academia. Depois de cinco anos, eles se tornam Alumni.

A Rede foi idealizada dois anos antes pelo Prof. Yin Li, ganhador do 2012 TWAS Regional Prize for Building Scientific Institution. Ele é diretor geral do Instituto Tianjin de Biotecnologia Industrial, criado pela Academia de Ciências da China (CAS, na sigla em inglês) e o Governo Municipal de Tianjin em 2012. Também atua como professor no Instituto de Microbiologia da CAS em Pequim. Na visão de Li, os Jovens Afiliados ainda não tinham tido possibilidade de contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento da TWAS. Por isso, ele persistiu na ideia de estabelecer uma rede por meio da qual os jovens cientistas se comuniquem, trabalhem juntos, façam novas parcerias e compartilhem conhecimentos e problemas, fornecendo à TWAS importante retorno sobre as necessidades urgentes dos pesquisadores mais jovens nos países em desenvolvimento.

A TWAS e a Academia Chinesa de Ciências receberam bem a proposta e a companhia chinesa Lenovo, a maior empresa de microcomputadores do mundo, apoiou a iniciativa por meio de uma contribuição de 150 mil dólares anuais por três anos.

Além de Yin Li, o Comitê Executivo da TYAN é composto por: Jalila Ben Salah-Abbès, Higher Institute of Biotechnology de Monastir, na Tunísia; Patricia Zancan, Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil; Franco Martin Cabrerizo, IIb-Intech, em Chascomús, na Argentina; Bolanle Ade Ojokoh, Universidade Federal de Tecnologia em Akure, na Nigéria; Collet Dandara, Universidade de cape Town, na África do Sul; Sok Ching Cheong, Fundação de Iniciativas de Pesquisa em Câncer, em Selangor, na Malásia; e Yusuf Baran, Universidade Abdullah Gul em Kayseri, na Turquia.

 

Programa

Perfil dos Palestrantes (ABC)

Perfil dos Palestrantes (TYAN)

Apresentações

Fotos

A partir da esquerda: Sok Ching Cheong, Yin L, Franco Martin Cabrerizo, Bolanle Ade Ojoko, Patricia Zancan,
Yusuf Baran, Jalila Ben Salah-Abbès e Collet Dandara