pt_BR

Data: 9 de outubro de 2020

Local: Zoom da ABC

Visando aumentar a integração entre os Membros Afiliados da ABC, planejamos um evento para conhecermos as áreas de pesquisa dos colegas, bem como compartilhar experiências científicas e relacionadas à carreira.

Este pode ser o primeiro de muitos outros eventos, atividades e ações entre os Afiliados da ABC. Dedique DUAS HORINHAS do seu tempo para conhecer seus colegas! São só cinco anos e esse tempo passa muito depressa…


Evento fechado para membros afiliados da ABC.

O LINK PARA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO SERÁ ENVIADO NA DIVULGAÇÃO POR E-MAIL E WHATSAPP. FIQUE ATENTO!


 

Organização: 

(Representantes dos Membros Afiliados no Conselho Consultivo)

 

Apoio ABC: 

Elisa Oswaldo Cruz Marinho – elisa@abc.org.br | Cel: (21) 981322520

 


I Workshop Online dos Membros Afiliados da ABC

Data: 9 de outubro, 6ª feira
Horário: 15h às 17h (GMT-3), seguido de happy hour de confraternização até às 18h

Programação do evento
(versão atualizada em 29/9)

  • 15h00 | Abertura – Presidência/Diretoria da ABC
  • 15h15 | Introdução – Membros Afiliados representantes
  • 15h25 | Apresentações
  • 15h40 | Explicações para atividades do workshop e ideias de grupos de trabalho
  • 15h55 | Grupos de Trabalho
  • 16h35 | Relatos finais
  • 17h00 | Happy hour

Responsáveis pelos Grupos de Trabalho:

1. Fuga de cérebros :: Ana Chies
2. Internacionalização :: Eduardo Zimmer
3. Divulgação científica :: Elisa
4. Liderança :: Jaqueline Mesquita
5. Bolsas de produtividade :: Raquel Minardi
6. Qualis :: Rodolfo Jaffe
7. Financiamento e interdisciplinaridade :: Rodrigo Nunes da Fonseca

Ao todo, participaram 64 Acadêmicos. Os organizadores do encontro foram os seguintes afiliados:

Ana Leonor Chies Santiago Santos

Graduada em física (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado na mesma área (2007) também pela UFRGS e doutorado (2011) em astrofísica pela Universidade de Utrecht, localizada nos Países Baixos. Realizou estágios de pós-doutoramento em duas ocasiões: entre 2011 e 2014, na Universidade de Nottingham, na Inglaterra, e, entre 2014 e 2016, no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Tem experiência nas áreas de física e astronomia, com ênfase em astrofísica extragaláctica. Pesquisa a formação, evolução e transformação de galáxias, nebulosas planetárias e aglomerados globulares extragalácticos, formação estelar e AGNs no sistema múltiplo de aglomerados de galáxias A901/A902. Possui experiência com fotometria UV, óptica e infravermelha, espectroscopia óptica e interferometria Fabry-Perot. Em 2016, ganhou o Prêmio Para Mulheres na Ciência, concedido pela parceria L’Oreal/UNESCO/ABC.

Jaqueline Godoy Mesquita

Graduada em matemática (2007) pela Universidade de Brasília (UnB), possui mestrado (2009) e doutorado (2012) na mesma área, pela Universidade de São Paulo (USP). No doutorado, fez um período sanduíche na Academia de Ciências da República Tcheca. Realizou estágios de pós-doutoramento na Universidade de Santiago do Chile (2013) e na USP (2013). É professora do Departamento de Matemática da UnB. Atua na área de análise matemática, com ênfase em equações diferenciais funcionais, impulsivas e ordinárias generalizadas, equações dinâmicas em escalas temporais, equações de evolução e análise funcional. Em 2012, recebeu o Prêmio Bernd-Aulbach para estudantes, concedido pela Sociedade Internacional de Equações Diferenciadas (ISDE, na sigla em inglês). Em 2019 foi a vencedora na categoria de Matemática do prêmio Para Mulheres na Ciência, concedido pela L’Oreal-Unesco-ABC.

Raquel Cardoso de Melo Minardi

Graduou-se em ciência da computação (2004) e obteve o doutorado em bioinformática (2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fez estágio de pós-doutoramento no Genoscope da Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas da França (2009). É professora do Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Atua no desenvolvimento de modelos, algoritmos, visualizações de dados e ferramentas computacionais para bioinformática e biologia computacional. Suas principais áreas de interesse em bioinformática envolvem biologia estrutural, predição funcional, interações proteína-proteína e proteína-ligantes e o processo de reconhecimento molecular, previsão do impacto de mutações em proteínas e engenharia de proteínas. Na computação, suas pesquisas envolvem principalmente as áreas de mineração de dados, computação evolucionária, grafos e redes complexas e visualização de dados.

Recebeu prêmio de Melhor Tese do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, Menção Honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses na Área de Ciências Biológicas pela coorientação de aluno de doutorado (2013) e melhor artigo no XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC) em 2016.

Rodrigo Nunes da Fonseca

Graduou-se em ciências biológicas (2001) e obteve o mestrado em bioquímica (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez doutorado (2008) e realizou estágio de pós-doutoramento (2009) em genômica funcional e biologia evolutiva do desenvolvimento (Evo-Devo) na Universidade de Colônia, Alemanha. É professor/pesquisador e diretor (2014-atual) do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental (Nupem) da UFRJ-Macaé. Atua nas áreas de biologia do desenvolvimento, evolução molecular, morfologia, biologia molecular e bioinformática. Suas linhas de pesquisa incluem genética evolutiva do desenvolvimento de artrópodes. Colabora com pesquisadores da Alemanha, Inglaterra, Noruega, Holanda e Estados Unidos, particularmente com especialistas em estudos de Evo-Devo de invertebrados, sendo um dos entusiastas da área no Brasil. Foi escolhido Patrono da turma de ciências biológicas (2019) da UFRJ-Macaé; Cientista do Nosso Estado, Faperj (2019-2022); Mérito Municipal pelas Contribuições na Educação e C&T do município, Prefeitura de Macaé (2018).

 

 

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 30 de outubro de 2020

I Workshop Online dos Membros Afiliados da ABC

Várias dinâmicas foram usadas no evento, que reuniu 64 participantes discutindo temas especialmente relevantes para jovens cientistas. Confira as notícias do evento e a nova página dos membros afiliados no site!


ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 27 de outubro de 2020

Financiamento e interdisciplinaridade

Parte do Workshop On-line de Membros Afiliados da ABC, o grupo de discussão foi moderado por Rodrigo Nunes da Fonseca (UFRJ-Macaé) e composto por Daniel Majuste (UFMG), Felipe Bohn (UFRN), Daniel Sadoc Menasche (UFRJ) e Wagner Seixas da Silva (UFRJ).


ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 27 de outubro de 2020

Divulgação científica

Grupo apontou dificuldade dos cientistas em explicar contexto da pesquisa para jornalistas e de adaptar a linguagem a diferentes públicos, entre outros aspectos.


ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 27 de outubro de 2020

Fuga de cérebros

Coordenado por Ana Chies Santos (UFRGS), esta discussão reuniu boa parte dos participantes do I Workshop Online dos Membros Afiliaods da ABC


ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 27 de outubro de 2020

Internacionalização

O grupo de discussão moderado por Eduardo Zimmer reuniu jovens cientistas de todas as regiões do país no I Workshop On-line de Membros Afiliados da ABC.


ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 27 de outubro de 2020

Bolsas de Produtividade e Qualis

O tema foi o que provocou mais interesse dos participantes do I Workshop Online dos Membros Afiliados da ABC, tornando necessários dois grupos de debate.