Leia tradução livre de texto em homenagem ao membro correspondente da ABC falecido em junho, de autoria do Acadêmico Vivaldo Moura Neto (UFRJ) e das pesquisadoras Blanche Christine Bitner-Mathé (UFRJ) e Lilian Madi-Ravazzi (Unesp):

Jean Robert David

O membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências Jean Robert David faleceu no dia 19 de junho, aos 90 anos, na França.

Jean foi um dos últimos membros ativos desta geração de pesquisadores franceses que fizeram da Drosophila melanogaster um modelo da genética evolutiva nas décadas de 1970/1980. Contribuiu assim para proporcionar uma oportunidade única de ampliar o conhecimento sobre a genética e o desenvolvimento desta espécie ao estudo dos mecanismos de adaptação e especiação.”

Ao longo dos seus quase 70 anos de carreira, David publicou mais de 400 artigos sobre Drosophila, abordando aspectos diversos, como sistemática, biogeografia, ecofisiologia, morfometria, plasticidade fenotípica, genética, comportamento, isolamento reprodutivo e, mais recentemente, “evo-devo” e genômica. Ele fez sua última viagem a campo aos 87 anos, na Ilha de Grande Comore.

Entre os diversos títulos e homenagens que recebeu, David era doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro da Academia de Ciências e Belas Letras de Lyon e diretor emérito de Pesquisa do Laboratório de Populações, Genética e Evolução do Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês), na França.

Jean David descobriu o Brasil por meio da cooperação Brasil-França no âmbito da Cátedra Unesco em Biologia do Desenvolvimento. Por 18 anos viajou pelo país, de norte a sul, fazendo palestras para cientistas e estudantes, muitas delas com o apoio da Cátedra Unesco. Em sua primeira visita à UFRJ, conheceu estudiosos das drosófilas interessados em problemas evolutivos e propôs um Simpósio Brasileiro sobre o tema.”A primeira edição foi realizada na UFRJ, em novembro de 1999. Desde então, a maioria dos grupos brasileiros especializados em Drosophila se engajou na organização deste evento, que ocorre a cada dois anos e se estabeleceu como o mais importante encontro da comunidade brasileira de drosofilistas, sempre com convidados e colaboradores de outros países da América do Sul, América do Norte e Europa. Jean David foi a todos os simpósios realizados até 2019.

Por duas décadas, David esteve envolvido numa diversidade de colaborações com cientistas brasileiros, fortalecendo a cooperação Brasil-França. Em seu discurso quando do recebimento do título de Doutor Honoris Causa da UFRJ, ele declarou: “Posso falar aqui sobre minha grande satisfação nessas colaborações e o quanto aprecio a alta qualidade científica dos meus colegas brasileiros, assim como sua gentileza. O Brasil é um país onde me sinto em casa e ao qual tenho grande prazer em voltar.”

Um naturalista e entomologista incomparável, um cientista experimental excepcional, um pesquisador rigoroso, Jean David contagiava estudantes e colegas com seu entusiasmo. Era um líder fora do comum, que consolidou a colaboração entre geneticistas e zoólogos brasileiros e estrangeiros.

Fica uma lacuna na ciência, mas além disso fica uma imensa falta de um amigo querido. O melhor tributo que podemos fazer à sua memória é continuar seu trabalho. Jean David deixa um legado pessoal e profissional expressivo, que continuará vivo entre nós.

Blanche Christine Bitner-Mathé, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Lilian Madi-Ravazzi, professora associada da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp)

Vivaldo Moura Neto, professor emérito da UFRJ e membro titular da Academia Brasileira de Ciências