Em maio de 2023 foi lançado o Relatório de Atividades da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2022. Produzidos anualmente desde 2010, os relatórios de atividades da ABC contam, em linguagem coloquial, as ações da ABC no ano anterior a cada lançamento. A partir deles, o leitor vai entender e conhecer a contribuição da instituição no cenário do desenvolvimento nacional baseado em ciência, tecnologia, inovação e educação. 

No âmbito internacional, a publicação relativa ao ano de 2022 evidencia a liderança da ABC entre as outras Academias da região e seu protagonismo nos fóruns mundiais da área. No escopo nacional, fica clara a proposta de descentralização das iniciativas da ABC, que mantém seis vice-presidências regionais, de modo a dar visibilidade à ciência de excelência vinda de todos os cantos do país e estimulando o envolvimento de jovens cientistas com a instituição. 

O relatório também destaca as publicações da ABC a cada ano, que são excelentes fontes para formuladores de políticas públicas, jornalistas, professores e estudantes. E demonstra o interesse verdadeiro dos Acadêmicos e das Diretorias no desenvolvimento do país, porque todos são professores universitários e trabalham para a ABC sem receber nada além do que seus salários, pagos pelas suas instituições de origem.

Venha conhecer esse trabalho precioso também nas demandas pelo desenvolvimento da ciência no país, sob a forma de luta por investimentos adequados que possibilitem, de fato, o avanço do país na busca de soluções para seus problemas estruturais, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, e na transformação das políticas de governo em políticas de Estado nas áreas da ciência e educação. 

Ciência não é gasto, é investimento.
Ciência gera desenvolvimento.
Divulgue essas ideias!

Acesse o Relatório de Atividades da ABC 2022 aqui