No último domingo, O Globo publicou um editorial sobre a necessidade de o Brasil transformar a economia da Amazônia em algo sustentável. O climatologista e titular da ABC Carlos Nobre foi ouvido pelo editorial.

Neste início de governo, o Brasil está diante de uma oportunidade única de aproveitar a imagem da Amazônia no mundo. Preservar a floresta dependerá de apoio externo, como tem insistido a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Mas só isso não basta. A preservação só dará certo se for possível criar negócios que, para a população local, sejam mais rentáveis que derrubar árvores. Enquanto a árvore em pé valer menos que no chão, a destruição persistirá. É essa lógica que precisa ser invertida.

Erros o país já cometeu demais, desde antes de a Amazônia ter sido transformada em alvo de madeireiros e garimpeiros ilegais no governo Jair Bolsonaro. Ainda na ditadura militar, um programa de reforma agrária distribuiu terras sem cuidar da fonte de renda dos assentados. Resultado: os assentamentos se transformaram em polos de desmatamento.

(…)

Leia o editorial completo.