O Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, promoverá no dia 22 de março uma conferência da Acadêmica Eliete Bouskela, intitulada “Minha Trajetória”. 

O evento presencial ocorrerá no Fundão, no Anfiteatro Herta Meyer (CS, G1-022), e será transmitido ao vivo pelo YouTube em https://www.youtube.com/ibccfufrj/live 

Eleite Bouskela é graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui mestrado em biofísica e doutorado em fisiologia pela mesma instituição. Realizou estágio de pós-doutorado (1989) na Universidade de Lund, na Suécia.

É professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), diretora-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM) e da Academia Brasileira de Ciências. É membro associado estrangeiro da Academia Nacional de Medicina da França, sendo a primeira mulher brasileira a integrar a agremiação francesa. É membro titular (área Medicina) da Academia Europeia de Ciências e Artes. É pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Foi coordenadora adjunta (área de Pesquisa Clínica) do curso de pós-graduação de Fisiopatologia Clínica e Experimental (nível 5 da Capes, Medicina I); foi membro do Conselho Consultivo da Academia Mundial de Ciências (TWAS) para Ciências Médicas (2019-2020); membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial da Saúde (CT-Saúde), representante do segmento acadêmico-científico do Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI); membro da Comissão Gestora do Pronametro/InMetro;  membro do Comitê de Assessoramento (CA) da Medicina do CNPq (período 07/2019 – 07/2021) e coordenadora científica do Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE-UERJ).

Tem experiência na área de fisiologia cardiovascular (microcirculação) e pesquisa clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação da reatividade microvascular na obesidade, resistência à insulina, choques séptico e hemorrágico e detecção precoce de risco cardiovascular em doenças crônicas usando métodos não-invasivos.

Dentre os prêmios e títulos adquiridos durante a carreira, destacam-se: Membro Estrangeiro de Honra (2001), Associação Médica Argentina (AMA, na sigla em espanhol); Cientista do Estado do Rio de Janeiro (2004) pela Faperj; Mulher do Ano (2005), do Instituto Biográfico Americano (ABI, na sigla em inglês); Intelectuais Notáveis do Século XXI (2006) e Profissional de Saúde de Liderança Global (Leading Health Professional of the World), ambos do Centro Biográfico Internacional, localizado no Reino Unido (IBC, na sigla em inglês); Grandes Mulheres do Século XXI (2006), do Instituto Biográfico Americano (ABI, na sigla em inglês); e Medalha Tiradentes (2014), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).