Leia artigo publicado na Ciência Hoje, na edição de março de 2023, de autoria do vice-presidente regional da ABC para a região MG e CO, Virgilio Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Ricardo Fabrino Mendonça, do Departamento de Ciência Política da UFMG; e Fernando Filgueiras, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG):

A chegada de uma nova ferramenta tecnológica de diálogo em novembro de 2022, chamada ‘ChatGPT’, trouxe deslumbramento, por um lado, e preocupação, por outro. Projetado para simular conversação humana, em resposta a solicitações ou perguntas, o ChatGPT gera conteúdos sintéticos aparentemente convincentes, mas que podem estar incorretos. Assim, é preciso conhecer o alcance dos impactos sociais e políticos que a nova tecnologia reserva e criar uma regulamentação que permita proteger a sociedade de possíveis consequências adversas.

Em um artigo publicado na revista Nature em 2020, destaca-se uma observação que se aplica bem à chegada da nova onda de tecnologias de inteligência artificial (IA), popularizada pelo surgimento do ChatGPT (ferramenta de diálogo) no fim de 2022. Diz a autora: não pergunte se a IA é boa ou justa. A questão é mais ampla e deveria buscar explorar como a IA está mudando as relações de poder.

Essa pergunta se aplica diretamente ao ChatGPT. Para entender o impacto dessa tecnologia, além do deslumbramento inicial que capturou a imaginação das pessoas, são necessários alguns conhecimentos multidisciplinares. É importante conhecer não apenas a arquitetura tecnológica desses ‘chatbots’ como também saber interpretar o significado dessas ferramentas, decidir como devem ser aplicadas e, principalmente, em que mundo queremos viver com esses seres tecnológicos.

Portanto, precisamos contar com conhecimento de especialistas de vários campos da ciência, engenheiros da computação, pesquisadores das ciências sociais, das humanidades e do direito. Todos têm a contribuir.

Leia o artigo completo, aberto, no site da Ciência Hoje