Nesta segunda-feira, 6 de março, a matemática Jaqueline Godoy Mesquita, afiliada da Academia Brasileira de Ciências no período 2018 a 2022,  recebeu o prêmio Science, she says! em reconhecimento ao seu destacado trabalho com equações diferenciais funcionais. A premiação é oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália a jovens cientistas estrangeiras de excelência, e aconteceu durante cerimônia em Roma.

“Estou aqui hoje para receber este prêmio não apenas como Jaqueline Mesquita, mas também em nome de todas as mulheres cientistas da América do Sul, Central e Caribe, especialmente as do Brasil. Se estou ganhando este prêmio hoje, é porque muitas mulheres no passado lutaram e morreram para permitir que eu e outras mulheres ao redor do mundo pudéssemos estudar e fazer progressos significativos na ciência. Portanto, é meu dever dizer ao mundo inteiro que nós, mulheres cientistas de todas as áreas, podemos fazer muito mais pela ciência, podemos ajudar a resolver os desafios globais, promovendo relevantes transformações no mundo”, discursou a Acadêmica ao receber o prêmio.

Jaqueline Mesquita foi condecorada na categoria para América Latina e Caribe. Em 2019, a Acadêmica já havia recebido o prêmio Para Mulheres na Ciência da L’Oreal em parceria com a ABC e a Unesco, na categoria Matemática. 

As vencedoras do prêmio Science, she says!

Confira a íntegra do evento de hoje em Roma (a premiação de Jaqueline acontece a partir das 1 hora e 52 minutos):