Em outubro do ano passado, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicou o documento “Contaminação por mercúrio – Por que precisamos de um plano de ação?”, que faz um levantamento das principais fontes de contaminação por mercúrio no país e aborda seus principais efeitos na saúde humana e no meio ambiente.

Na época, a crise humanitária nas terras Yanomami – causada pela invasão em massa de garimpeiros, contaminando os rios e destruindo a floresta, e causando enorme disrupção no modo tradicional da comunidade – já era alertada por líderes indígenas. Entretanto, só após a mudança de governo foi planejada uma força tarefa para levar socorro aos Yanomami e expulsar os invasores.

A exposição da situação real dos indígenas em janeiro chamou a atenção do mundo para o que seria um genocídio em curso no Brasil, colocando o país nos holofotes no tema em que é mais cobrado na arena internacional: o cuidado com a Amazônia e seus povos.

Para contribuir com essa discussão, o grupo de trabalho sobre mercúrio da ABC lança agora a versão em inglês do documento, que pode ser acessada aqui. A Academia trabalha também em uma edição especial dos Anais da ABC sobre esse poluente.

Acesse o documento original sobre mercúrio.

Acesse o documento em inglês.