Roda Viva entrevisou Nísia Trindade, a ministra da Saúde, nesta segunda-feira (6).

A cientista e pesquisadora assumiu o comando do ministério no dia 2 de janeiro e já encara um drama internacional: a crise humanitária que atinge a Terra Indígena Yanomami.

Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ela é a primeira mulher a chefiar a pasta. A ministra também foi a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição histórica de ciência e tecnologia, além de referência internacional entre 2017 e 2022, período que o mundo conheceu a Covid-19, doença que deixou quase 700 mil mortos no Brasil.

Participaram da bancada de entrevistadores Basilia Rodrigues, analista de política da CNN BrasilConstança Tasch do jornal O GloboElaíze Farias, cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia RealJéssica Moreira, jornalista e cofundadora do “Nós, mulheres da periferia”, e Mariana Varella, editora-chefe do Portal Drauzio Varella.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa foi ao ar às 22h, na TV Cultura, no dia 6/2. O site da emissora, canal do YouTubeDailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

Confira a gravação completa: