O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nomeou, nesta quinta-feira (19), quatro novos conselheiros: Carlos Nobre, Izabella Teixeira, Robinson Barreirinhas e Jean Uema.

Carlos Nobre é engenheiro eletrônico graduado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). O climatologista foi secretário de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente da CAPES. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Nobre foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé.

Izabella Teixeira é bióloga pela Universidade de Brasília e PhD em Planejamento Ambiental, Políticas Ambientais, Energia e Mudança do Clima pela COPPE-UFRJ. Foi ministra do Meio Ambiente e liderou a delegação brasileira nas negociações do Acordo de Paris (2015) e do Protocolo de Nagoya (2010), além de ter sido líder-chave da Conferência Rio + 20 (2012). Atualmente é copresidente do Painel Internacional de Recursos Naturais – IRP/ON e membro do Conselho de Assuntos Econômicos e Sociais – DESA/ONU. Também atua como consultora junto ao setor privado e à filantropia nacional e internacional. Izabella Teixeira ganhou, em 2013, da ONU Meio Ambiente, o Prêmio “Champions of the Earth” pela sua liderança política internacional.

Jean Keiji Uema é mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP e servidor do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2000. Foi subchefe de Assuntos Parlamentares (Supar) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), consultor jurídico do Ministério da Saúde e adjunto da Supar da SRI.

Robinson Barreirinhas é procurador de carreira da Prefeitura de São Paulo, onde também exerceu o cargo de secretário adjunto de Negócios Jurídicos. Atuou como secretário municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo, além de assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo.

Os novos conselheiros assumem os postos anteriormente ocupados por Fábio de Barros Pinheiro, Heloisa Bedicks, João Laudo de Camargo e Sonia Consiglio, que renunciaram a seus mandatos na última segunda-feira (16).