PELA RECOMPOSIÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO FNDCT

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) manifestam sua preocupação frente à recomposição orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assegurou que garantirá a disponibilização integral dos recursos do Fundo via crédito suplementar. Contudo, os vetos presidenciais à lei orçamentária nos inquietam.

Vimos a público, então, reiterar nossa posição de intransigente defesa dos valores éticos que se expressam na construção de um Brasil próspero, justo e solidário. Educação, ciência, tecnologia e inovação são os agentes fundamentais para que a sociedade brasileira realize seu potencial de desenvolvimento social, ambiental e econômico, e alcance a equidade. Educação e Ciência não podem continuar a ser consideradas gastos, mas sim investimentos, em especial neste século da chamada economia do conhecimento.

Estamos dando nosso voto de confiança, tendo em vista o passado do Presidente Lula, que, em seus governos, colocou educação e ciência como políticas de Estado.

São Paulo e Rio de Janeiro, 19 de janeiro de 2023.

 

RENATO JANINE RIBEIRO
Presidente da SBPC

 

HELENA BONCIANI NADER
Presidente da ABC