O dia 26 de outubro, terça-feira, foi um dia de grande mobilização virtual contra o corte de verbas para a ciência. Diversas entidades científicas, incluindo a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) e a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) assumiram a linha de frente na organização de um dia nacional de protestos e atividades virtuais. Confira a nota divulgada pela ICTP.br e todas as instituições envolvidas na manifestação.

A iniciativa é uma resposta à redução de R$600 milhões no orçamento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), aprovada pelo governo no último dia 15/10. O valor representa 92% da verba total destinada ao pagamento de bolsas e às atividades de fomento. As organizações também reivindicam a liberação dos R$2,7 bilhões do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que, conforme aprovado pelo Congresso Nacional, não podem mais sofrer contingenciamento. 

Com grande adesão da sociedade, a manhã foi marcada por um grande “tuitaço” a partir das 10h da manhã. A hashtag #SOSCIENCIA alcançou o topo dos assuntos mais comentados no Brasil na rede social, com mais de 4.800 tweets registrados em uma hora.

Captura de tela da repercussão da hashtag durante a manhã de terça-feira, 26/10.

A jornalista Patrícia Poeta comentou a hashtag durante o programa Encontro, da Rede Globo: “Tem mobilização forte nas redes contra o corte de 600 milhões de reais no orçamento da ciência brasileira. Corte feito pelo Governo Federal e que inviabiliza o desenvolvimento de pesquisas que são muito importantes.”

Durante a tarde, pesquisadores, representantes de entidades científicas e parlamentares se reuniram no protesto virtual promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Estudantes de várias partes do país também organizaram manifestações presenciais. “Não há país que tenha se desenvolvido sem investimento robusto em ciência, tecnologia e informação. Nós estamos indo no caminho oposto, com nossas agências de fomento recebendo um orçamento igual ou inferior ao de 15 anos atrás. Isso é inadmissível”, posicionou-se Odir Dellagostin, membro titular da ABC e presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O ato completo pode ser conferido aqui.

A ABC mobilizou suas redes sociais em prol da divulgação do protesto:

Captura de tela de um dos tweets realizados pela conta oficial da ABC no Twitter, no dia 26/10.

Além disso, ao longo da última semana, membros da Academia se manifestaram contra a tesourada do governo. Glaucius Oliva, vice-presidente da ABC para a região São Paulo, comentou os cortes em entrevista para a Folha; a bióloga Alicia Kowaltowski, membro titular da ABC, publicou uma carta na revista científica Nature; o bioquímico Daniel Martins-de-Souza, membro afiliado da ABC, gravou um vídeo. Confira no player abaixo:

“Cada real investido na ciência retorna 27 reais para a sociedade. Não faz sentido asfixiar a ciência da forma que está sendo feito”, disse o cientista. 

 

 Siga a @abciencias no Twitter e fique por dentro das próximas manifestações!