Helena B. Nader

A vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências Helena Nader foi eleita nesta quinta-feira, 14 de outubro, para o conselho administrativo do International Science Council (ISC). Os novos conselheiros foram escolhidos durante a Assembleia Geral da entidade e tomaram posse para um mandato de 3 anos.

O ISC é uma organização não governamental que reúne mais de 200 associações científicas de todo o mundo, sendo a maior entidade global de ciência. De acordo com Nader, “O ISC abrange uma ampla gama de disciplinas, envolvendo cientistas de todo o mundo e das mais diferentes realidades. Devemos trabalhar em conjunto com a sociedade, os governos e outras partes interessadas para ajudar a construir um planeta que precisa ser melhor para todos.”

A nova conselheira destacou também a missão da entidade pela difusão do conhecimento científico e sua atuação na pandemia. “A educação, a ciência e seus benefícios devem ser acessíveis a todos. Além de ver esses valores no núcleo do ISC, fiquei positivamente impressionado com o papel ativo desempenhado pela organização durante a pandemia do Covid-19”.

O novo conselho administrativo assume em um período de múltiplos desafios para a ciência, desde o crescimento de movimentos anti-ciência até a Covid-19 e o aquecimento global “Devemos alcançar os 17 Objetivos para Desenvolvimento Sustentável até 2030, mas, no momento, estamos muito atrás. Infelizmente, o que estamos testemunhando na pandemia é um movimento contrário à promessa central de ‘Não deixar ninguém para trás’. Reconheço que é uma tarefa difícil, mas se nós, como cientistas, não a abraçamos e trabalhamos para atingir esse objetivo ético, deixaremos de cumprir nossa parte”, analisou Nader.

Entre as tarefas dos novos conselheiros está monitorar as atividades científicas e operacionais do ISC, definindo prioridades e orçamentos para serem aprovados pela Assembléia Geral. O conselho é um dos principais órgãos decisórios da entidade e atua como uma liderança estratégica na promoção de seus valores e visões para o futuro.

A Assembleia Geral também marcou o fim do mandato da Acadêmica Elisa Reis como vice-presidente do ISC. Anteriormente, a socióloga já havia exercido dois mandatos no International Social Science Council (ISSC), que se fundiu em 2018 ao International Council for Science (ICSU) para formar o atual ISC.

Leia o documento enviado pelo ISC.