A Reunião Magna da ABC está sendo realizada em 2021 novamente de forma virtual, com sessões nos dias 6, 8, 13 e 15 de outubro.  O tema este ano é “Ciência, A Fronteira Infinita”. Veja a programação completa aqui

No dia 13 de outubro, 4a feira, às 16h (GMT-3), teremos a 2ª Conferência Magna,  sobre “Inteligência Artificial Benéfica”. O convidado é o professor de ciência da computação da Universidade da Califórnia em Berkeley STUART RUSSELL.

Considerando que a inteligência artificial (IA) vem progredindo rapidamente, ele irá apresentar solução baseada em um novo modelo par⁸a o desenho de sistemas de IA benéfica, tendo em vista a possibilidade de termos que enfrentar entidades que, eventualmente, serão mais poderosas que nós.

Em sua universidade, Russell é titular da cadeira Smith-Zadeh em engenharia e diretor do Centro para IA Compatível com Humanos. Recebeu o Prêmio IJCAI de Computadores e Pensamento e assumiu a cadeira Blaise Pascal, em Paris. Em 2021, ele recebeu a Ordem do Império Britânico (OBE). É membro honorário do Wadham College, em Oxford; é Andrew Carnegie Fellow e membro da Associação Americana para Inteligência Artificial, da Associação para Maquinário Computacional e da Associação Americana para o Progresso da Ciência.

Seu livro “Artificial Intelligence: A Modern Approach“, escrito com Peter Norvig, é uma referência na área de IA, usado em 1.500 universidades de 135 países. A pesquisa de Russell cobre uma ampla gama de tópicos em inteligência artificial, com ênfase no futuro a longo prazo e sua relação com a humanidade. Ele desenvolveu um novo sistema de monitoramento sísmico global para o tratado de proibição de testes nucleares e atualmente está trabalhando para banir armas autônomas letais.


No mesmo dia 13/10, às 17h, haverá a 2a Sessão Temática, intitulada  “A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO

Moderadores | Edgar Zanotto (ABC) e Gianna Sagazio (CNI)

EDGAR D. ZANOTTO é professor titular sênior de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu trabalho de pesquisa se concentra em vidros. Zanotto é diretor do Cepid-CeRTEV da Fapesp e da Sociedade Brasileira de Cerâmica. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), Academia Nacional de Engenharia (ANE), Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Mundial de Materiais Cerâmicos. É fellow da Fundação Fullbright, da Society Glass Technology e da American Ceramic Society (ACerS).

GIANNA SAGAZIO é diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e da parceria de Inovação Aberta CNI-SOSA. É economista, mestre em desenvolvimento econômico pela Universidade Católica de Brasília (UCB), certificada pela Wharton School University of Pennsylvania e MIT Sloan School of Management.

Palestrantes:

Adalberto Fazzio, Tingting Zhu e Virgilio Almeida

ADALBERTO FAZZIO | “Acelerando as Descobertas de Materiais”

Diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia /CNPEM, Fazzio vai abordar a produção da comunidade científica brasileira na pesquisa de ciência de materiais, estimulada pelo programa Material Genoma Initiative, lançado em 2011 pelo então presidente norte-americano Barack Obama. O objetivo do programa é descobrir e desenvolver novos materiais de formas mais rápidas, com o uso intensivo de dados. Ele é professor titular de física da Universidade de São Paulo (USP). É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), da Academia Paulista de Ciência (Aciesp) e fellow do Instituto de Física (IOP, na sigla em inglês). Sua área de atuação é a física da matéria condensada.

• TINGTING ZHU | “Transformando os Serviços de Saúde com IA no Monitoramento de Pacientes e na Previsão de Riscos”

Registros e dados de saúde gerados por dispositivos usáveis estão sendo coletados, cobrindo a totalidade do atendimento a pacientes ao longo de sua vida. A inteligência artificial (IA) desempenha um importante papel em determinar quão eficaz serão os serviços de saúde oferecidos a futuras gerações. Membro pesquisador da Academia Real de Engenharia no Departamento de Ciências da Engenharia da Universidade de Oxford, Tingting Zhu descreverá métodos de IA utilizados para explorar o conteúdo desses grandes conjuntos de dados complexos, realizando inferência robusta e automatizada em grande escala. Zhu desenvolve técnicas probabilísticas para inferir sobre dados médicos de séries temporais. Seu trabalho envolve o desenvolvimento de aprendizado de máquina para a compreensão de dados complexos de pacientes, com ênfase em inferência Bayesiana, deep learning e aplicações.

• VIRGILIO ALMEIDA | “Impactos Sociais da Inteligência Artificial: Desafios de Pesquisa”

Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Almeida desenvolve atualmente pesquisas na área de computação social, incluindo o impacto social, político e econômico dos algoritmos. No evento, ele vai abordar o potencial da IA enquanto uma família de tecnologias que pode promover ampla gama de benefícios econômicos e sociais em todo o espectro de serviços, indústrias e atividades sociais, e também as preocupações quanto ao futuro dirigido por tecnologias de IA, que podem trazer profundas modificações no tecido social. Ele é também professor associado ao Berkman Klein Center, na Universidade de Harvard. É diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE). É coautor de seis livros, publicados pelas editoras Prentice Hall e Palgrave/Macmillan em inglês, com edições em português, coreano e russo.

Faça sua inscrição e confira a programação completa em: www.abc.org.br/reuniaomagna21

EVENTO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA E EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO.