Realizada em 2021 nos dias 6, 8, 13 e 15 de outubro, a Reunião Magna da ABC tem como tema “Ciência: A Fronteira Infinita”. Veja a programação completa aqui

No dia 8 de outubro, 6a feira, às 16h (GMT-3), a 1a Conferência Magna tem como título “Da Febre Amarela à COVID-19: O Papel da Ciência na Saúde Pública Brasileira“. A palestrante convidada é MÁRCIA CASTRO, professora de demografia e chefe do Departamento de Saúde Global e População na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Castro é PhD em demografia pela Universidade de Princeton e discutirá como a ciência foi incorporada à tomada de decisão na saúde pública brasileira, apresentando vários casos desde o final do século 19. Abordará contribuições de cientistas brasileiros que influenciam, até hoje, o controle de doenças infecciosas no mundo. Fará ainda uma reflexão sobre a impossibilidade de haver um desenvolvimento sustentável sem ciência.


Ainda no dia 8 de outubro, às 17h (GMT-3), será realizada a 1Sessão Temática “OS VÍRUS E OS SERES HUMANOS”.

Moderadora: HELENA B. NADER

Professora titular e coordenadora do Instituto de Farmacologia e Biologia Molecular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e copresidente da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas). É membro titular da ABC, da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e da Academia de Ciências da América Latina (Acal). Presidente de honra e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Palestrantes:

Eurico Arruda, Pedro Hallal e Pedro Vasconcelos


EURICO ARRUDA | “Os Vírus e os Seres Humanos”

Professor titular de virologia e chefe do Departamento de Biologia Celular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Arruda vai abordar os vírus não somente como patógenos, mas como elementos genéticos de troca na evolução da biosfera e participantes essenciais do arcabouço bioquímico que sustenta a vida na Terra. É médico, com mestrado e doutorado em doenças infecciosas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado em virologia pela Universidade da Virginia, nos EUA. Coordena o Laboratório de Patogênese Viral no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP, focando em pesquisa experimental sobre vírus respiratórios e arbovírus brasileiros. É fellow da Academia Americana de Microbiologia.

PEDRO HALLAL | “Um olhar epidemiológico sobre a pandemia de coronavírus no Brasil”

Professor associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia. Coordena o Epicovid-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. Hallal comparará o desempenho do Brasil com o de outros países no enfrentamento da pandemia de COVID-19, destacando os erros e acertos na resposta brasileira ao coronavírus. É graduado em educação física, com mestrado e doutorado em epidemiologia, todos pela UFPel. Realizou estágio de pós-doutorado no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Foi reitor da UFPel entre 2017 e 2020. Foi membro afiliado da ABC entre 2008 e 2013.

PEDRO VASCONCELOS (ABC, IEC) | “As epidemias por arboviroses na população humana: características e riscos potenciais para a população brasileira”

Médico pesquisador e ex-diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Vasconcelos vai abordar a relação entre as principais alterações induzidas pelos humanos na região Amazônica – como desmatamento, mineração e uso do subsolo, construção de represas e de rodovias, colonização humana e urbanização não planejadas – e a emergência de vírus, assim como o aumento de casos ou epidemias em humanos. Ele é doutor em medicina e saúde pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pós-doutorado pela University of Texas Medical Branch, em Galveston, nos EUA. Coordenou a equipe do IEC que demonstrou originalmente ao mundo que o vírus zika causa microcefalia e outras malformações congênitas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e membro internacional da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene. É membro do Comitê de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para zika e microcefalia e de outros comitês da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da OMS.

Faça sua inscrição e confira a programação completa em: www.abc.org.br/reuniaomagna21

EVENTO COM TRADUÇÃO SIMULTÂNEA E EMISSÃO DE CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO.