Nos dias 22 e 23 de setembro, o Science20 (S20), grupo formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 (19 maiores economias do mundo mais a União Europeia), realizou sua Cúpula 2021. A ABC foi representada pela vice-presidente Helena B. Nader, que acompanhou a elaboração do documento por parte da ABC, contando com apoio do GT Futuro da Saúde nas etapas iniciais do processo.

O encontro marcou a entrega oficial da declaração “Preparação para Pandemias e o Papel da Ciência” (“Pandemic Preparedness and the Role of Science”, no original em inglês) ao governo da Itália, país que ocupa a presidência rotativa do G20 em 2021. A declaração alerta para a necessidade da criação de uma rede global de prevenção de pandemias, eficaz na identificação e controle de futuros surtos epidêmicos. Os governos do G20 foram convidados a organizar um sistema global de acesso a dados epidêmicos, construir uma rede de centros de controle de doenças infecciosas e avançar em direção a um tratado internacional de prevenção de pandemias.

Anualmente, o Science20 se reúne em prol de um tema relevante para elaborar diretrizes e apresentá-las aos líderes do G20. A Accademia Nazionale dei Lincei é a anfitriã do Science20 2021 e organizou a Cúpula Anual do S20, conduzida em conjunto com o grupo SSH20 (Ciências Sociais e Humanidades) com o nome oficial de “S20 + SSH20 Academic Summit”

Em sua apresentação na Cúpula, Helena Nader citou diretrizes para efetivar as propostas da declaração do S20. A pesquisadora incentivou a colaboração internacional, a promoção de interações próximas com o governo e o diálogo com a sociedade – sendo este último grupo o que mais se beneficia das inovações científicas. A ABC possui um grande destaque em todas as áreas mencionadas, com cada vez mais membros garantindo espaço na mídia local e ocupando posições relevantes em organizações científicas internacionais. Além disso, a Academia também mantém boas relações com a Suprema Corte e interage frequentemente com diferentes ministérios e agências governamentais, uma ação fundamental para a inserção de novas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. 

Já no âmbito global, a ABC está organizando um diálogo com vencedores do prêmio Nobel, em parceria com a Nobel Prize Outreach e a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas). Em breve, a ABC irá submeter uma proposta para estabelecer um programa para promoção do bem-estar nas Américas: o Ianas Health Program é fruto da urgência de cooperação multilateral na área da saúde, acentuada pela pandemia de COVID-19. “A saúde não apenas é um tópico crítico global, mas também tem especificidades que são muito características das Américas, como as doenças tropicais negligenciadas”, defendeu Nader.

Em 2021, pela primeira vez, organizações nacionais ligadas especificamente às áreas de Ciências Sociais e Humanidades (SSH20) também redigiram uma declaração no contexto do G20. A Academia Brasileira de Letras (ABL) representou o Brasil, participando da escrita do documento Crises: economia, sociedade, legislação e cultura na busca por uma humanidade menos vulnerável. O presidente da ABL, Marco Lucchesi, participou do “S20 + SSH20 Academic Summit”.