Entre os dias 13 e 16 de setembro foi realizada a sexta edição do Fórum de Jovens Cientistas dos BRICS (BRICS YSF). Neste ano, o evento ocorreu de forma virtual e foi organizado, sob a presidência rotativa da Índia, pelo National Institute of Advanced Studies

O Fórum foi dividido em duas partes principais: sessões temáticas com jovens cientistas de até 40 anos e o Prêmio Jovem Inovador dos BRICS (BRICS YIP) 2021. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a selecionar todos os integrantes da delegação brasileira.

Carlos Matsumoto (MCTI), chefe da delegação brasileira, destacou a importância do evento: “O BRICS YSF é um dos principais pilares do bloco em relação à ciência, tecnologia e inovação. É nossa principal atividade relacionada ao futuro e estimula cientistas em início de carreira a considerarem os países do BRICS como fontes naturais de cooperação”.

O membro titular da ABC Antonio Gomes de Souza Filho integrou o júri do BRICS YIP. A afiliada 2015-2019 Carolina Palma Naveira-Cotta participou da sessão “Soluções em Energia”.

João Pedro de Goes Novochadlo

Vitória do Brasil

O primeiro lugar do BRICS YIP 2021 ficou com o brasileiro João Pedro de Goes Novochadlo e seu projeto Veever, aplicativo gratuito para celular que auxilia a locomoção e interação de pessoas com deficiência visual através de um assistente de voz. João Pedro destacou em suas falas a capacidade que a tecnologia tem de gerar inclusão social.

Assista às gravações do fórum no canal do BRICS YSF 2021 no YouTube.