O Acadêmico Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), receberá o título de Doutor honoris causa pela Universidade de São Paulo (USP). A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 15/12/2020; no entanto, a cerimônia de outorga ocorrerá no próximo dia 3/9, com transmissão ao vivo no canal da USP no Youtube, a partir das 14h30.

Guimarães graduou-se em medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 1963 e concluiu seu doutorado em ciências biológicas com ênfase em biologia molecular pela pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp) em 1972. Membro titular da ABC desde 1998, o cientista é referência de excelência na área de bioquímica e farmacologia, com ênfase em química de proteínas, enzimologia e farmacologia bioquímica e molecular, atuando principalmente nas áreas de hemostasia e trombose.

Durante sua brilhante trajetória, o Acadêmico ocupou cargos de destaque, como a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a direção do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o secretariado do Ministério da Ciência e Tecnologia. Com sua atuação marcante, Guimarães contribuiu fortemente para a política científica nacional e a formação de profissionais na pós-graduação. 

Atualmente, além de diretor-presidente da Embrapii, Guimarães também é professor do curso de mestrado em clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e pesquisador do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde coordena o Laboratório Temático de Bioquímica Farmacológica.

A Diretoria da ABC parabeniza o Acadêmico pela conquista.