8º Simpósio de Membros Afiliados da ABC
DOENÇAS INFECCIOSAS E CRÔNICAS
24 de agosto, 3ª f, 16h (GMT-3) 

Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021  e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  

No dia 24 de agosto, 3ª f, às 16h (GMT-3), cinco membros afiliados da área de ciências biomédicas apresentarão suas pesquisas no 8º Simpósio de Membros Afiliados da ABC. Os temas envolvem a correlação da diversidade viral na COVID-19 com desfechos clínicos, a compreensão das sequelas causadas pela COVID-19, abordagens moleculares para entender aspectos da malária; estratégias para identificar alvos celulares e desenvolver moléculas com potencial terapêutico; novas estratégias terapêuticas com potencial translacional relativas à doença de Alzheimer.

Conheça os palestrantes:

 

Fernando Val (FMT-HVD/UEA), Gisely Cardoso de Melo (FMT-HVD/UEA), Julio Cesar Batista Ferreira (USP), Mychael Vinícius da Costa Lourenço (UFRJ) e Renan Pedra de Souza (UFMG)

 

“Avanços no entendimento da COVID-19: contribuições de um grupo de pesquisa clínica do Amazonas”

Pesquisador e membro colaborador do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB); fisioterapeuta na UTI da Unidade Hospitalar da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Membro do corpo docente dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Medicina Tropical (FMT-HVD/UEA) e em Ciências da Saúde (UFAM).

“Dificuldades no diagnóstico e tratamento da malária por P. Vivax”

Pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na Gerência de Malária desde 2017. Professora do curso de graduação em medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) desde 2011 e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UEA/FMT-HVD.

“Desafios no desenvolvimento de novos fármacos: interações moleculares, pessoais e institucionais”

Professor do Instituto de Ciências Biomédicas e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado da Escola de Medicina da Universidade de Stanford (EUA). Membro afiliado da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Global Young Academy (GYA).

“Mecanismos moleculares de perda cognitiva na doença de Alzheimer”

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na área de neurociências. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq, Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj, membro do Comitê Executivo de Jovens Cientistas da Sociedade Internacional de Neuroquímica (2017-21) e do Comitê Executivo Online (2018-21) da Society for Neuroscience (EUA).

“Minas são muitas: monitoramento de variantes do SARS-CoV-2 em Minas Gerais”

Professor do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Recebeu o prêmio de jovem pesquisador “Rafaelsen Young Investigator Award” do Colégio Internacional de Neuropsicofarmacologia (2013).

O coordenador do evento é o vice-presidente da ABC para a Região Sul, João Batista Calixto (UFSC).

________________________________________

 

INSCREVA-SE AQUI!

ASSISTA EM WWW.ABC.ORG.BR/TRANSMISSAO