Duas cerimônias on-line, transmitidas da Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, marcaram a entrega dos títulos de Professor Emérito a membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

No dia 10 de agosto, foi homenageado o docente do Instituto de Química (IQ), Walter Colli. Já em dia 17 de agosto, o títuo foi outorgado ao docente do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Erney Felício Plessmann de Camargo.

A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 9 de março deste ano, quando também foram homenageados os professores Antonio Candido de Mello e Souza, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

O título de Professor Emérito é concedido a professores aposentados que se distinguiram por atividades didáticas e de pesquisa ou que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso da Universidade. Desde a fundação da USP, em 1934, foram outorgados 20 títulos a docentes da instituição.

Walter Colli foi saudado pelo professor sênior do IQ e também Acadêmico Hernan Chaimovich Guralnik, que falou sobre a trajetória profissional e acadêmica do docente. “Nosso homenageado se moldou na ciência, na Universidade, na política científica e tecnológica do país, sem nunca abandonar o sorriso, a paciência, a imensa dedicação ao trabalho e, claro, à família”, disse.

“Ter um reconhecimento como este da Universidade, para a qual dediquei grande parte da minha vida, desde 1958, é uma alegria e uma honra por ter sido escolhido no mesmo ato em que se presta tributo à memória de Antonio Candido e na companhia de Erney Camargo, amigo de longa data”, destacou o docente homenageado.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, ressaltou o comprometimento de Colli com a USP. “Neste momento em que enfrentamos muitos desafios em nosso país, é importante prestigiar colegas que são símbolo da luta e da resistência das instituições de ensino e pesquisa. Que seu exemplo nos dê forças para combater o obscurantismo que estamos vivenciando. Pessoas como você, que lutaram pela valorização da ciência, não o fizeram à toa e têm seguidores, que continuarão lutando para que esses ideais jamais sejam esquecidos”, afirmou.

Ao final do evento, foi apresentado um vídeo elaborado pelo IQ em homenagem ao professor.

O professor Walter Colli, na antessala do Conselho Universitário, após receber o título de Professor Emérito da USP – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a saudação a Erney Felício Plessmann de Camargo foi feita pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da USP, o Acadêmico Marco Antonio Zago, que abordou a trajetória do homenageado como proeminente cientista e educador. “Erney contribuiu para a defesa da autonomia acadêmica e do papel da Universidade quando a liberdade da Universidade foi ameaçada, em um período particularmente sombrio e triste da nossa história. Conceder-lhe este título, portanto, não é apenas uma questão de reconhecimento e justiça, mas também uma maneira de a Universidade valorizar um modelo de vida dedicada à educação superior, à pesquisa e à política científica”, ressaltou Zago.

O homenageado contou um pouco de sua história de vida universitária. “Nos meus 45 anos de USP, a Universidade me educou e me apresentou a intelligentsia brasileira e internacional. Aqui conheci e interagi com intelectuais notáveis. Mas, muito mais do que ter me dado amigos, por muitos anos, a USP me pagou para fazer exatamente o que gostava de fazer e o que faço até hoje como pesquisador e professor sênior. A USP igualmente me deu a oportunidade de formar quadros universitários. Por isso, amo e respeito a USP”, relatou.

Camargo também falou sobre seu afastamento compulsório da Universidade em função da ditadura militar. “Às vezes, me pergunto como posso ter tanto carinho pela Universidade se ela me demitiu em 64. É preciso deixar muito claro que não foi a USP que nos demitiu, mas forças estranhas à Universidade, ajudadas por um pequeno bando de desafetos da medicina, um reitor antidemocrata, por excelência, e um governador procurando agradar os militares e os obscurantistas da época. O corpo universitário, ao contrário, sempre nos tratou com respeito e carinho”, contou.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, destacou o fato de o professor representar um “grande símbolo da academia brasileira”. “Este ano, a USP tinha que dar uma resposta à sociedade, quando o negacionismo e a anticiência tornaram-se uma rotina e, a ignorância, uma virtude. A Universidade não podia se calar e uma maneira clara e direta de responder a essa situação é homenagear os grandes líderes, os grandes professores que a Universidade tem e que honraram seu cargo de professor, fortaleceram esta instituição, criando verdadeiras escolas de saber”, afirmou.

O novo Professor Emérito da USP, Erney Felício Plessmann de Camargo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Quem são os novos eméritos da USP

Walter Colli é graduado em medicina, doutor em bioquímica pela Faculdade de Medicina e livre-docente pelo Instituto de Química. Foi professor titular da USP de 1980 até 2009 e atualmente é colaborador sênior do IQ, onde foi diretor em dois períodos, de 1986 a 1990 e de 1994 a 1998, e recebeu o título de Professor Emérito.

Foi diretor do Instituto Butantan, em 1999, e do Instituto de Relações Internacionais da USP, entre 2006 e 2009. Teve participação ativa nos órgãos colegiados da Universidade, como o Conselho Universitário e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert).

É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires e membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). É membro da Ordem do Mérito Científico do Brasil nas classes Comendador e Grã-Cruz.

Em 2014, foi agraciado com o Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de bioquímica e biologia molecular, atuando principalmente na área de interação entre Trypanosoma cruzi e célula hospedeira. Durante 50 anos, ensinou bioquímica e biologia molecular, anualmente, para estudantes de graduação.

Erney Camargo é graduado em Medicina, com doutorado e livre-docência, todos pela USP. Foi professor titular da USP e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi pró-reitor de Pesquisa da USP, diretor do Instituto Butantan e presidente da Comissão Nacional Técnica de Biossegurança (CNTBio) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É membro do Conselho Superior da Fiocruz. Foi presidente da Fundação Zerbini-Incor. É Doutor Honoris Causa da Universidade Nacional de Inginiería, no Peru, Professor Emérito do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e da Faculdade de Medicina da USP. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Medicina e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

É comendador e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil e Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga do Estado de São Paulo. É professor sênior da USP, parasitologista, protozoologista, atualmente trabalhando com diversidade, taxonomia, filogenia e evolução de tripanosomatídeos.

Nos últimos 15 anos, tem trabalhado principalmente na Amazônia, África e América do Sul (Venezuela e Colômbia). Passou a dedicar-se como cientista, professor e assessor ao Programa Pro-África, tendo visitado aquele continente anualmente desde 2008.

A ABC aplaude seus membros.