O presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Davidovich, tornou-se o mais novo Professor Emérito da UFRJ. O título foi aprovado por aclamação na sessão do Conselho Universitário da UFRJ (Consuni) do dia 12. Os conselheiros destacaram o papel do docente na defesa da produção de conhecimento científico no Brasil. “É uma liderança que sempre atuou em defesa da ciência nacional, seja na Academia Brasileira, seja nos conselhos da Capes”, afirmou o professor Nelson Braga, também do Instituto de Física.

Davidovich é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/Rio) (1968) e doutor em física pela University of Rochester (1976). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, Davidovich vêm se dedicando em pesquisa na área de óptica quântica e informação quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica.

Entre as muitas honrarias como reconhecimento pela excelência de sua pesquisa, Davidovich foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, com o Prêmio Álvaro Alberto (CNpq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil) em 2010 e com a Comenda da Ordem do Mérito Naval em 2017. É Fellow da Optical Society of America e da American Physical Society. 

É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da National Academy of Sciences (USA). É fellow da Optical Society of America e da American Physical Society. O cientista foi eleito presidente da Academia Brasileira de Ciências para os períodos 2016-2019 e 2019-2022 e Secretário Geral da TWAS para o período 2019-2023. Enquanto presidente da ABC, o físico deu início ao Projeto Ciência para o Brasil, com a finalidade de elaborar propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país.