Cientistas participaram das atividades do último dia das atividades online do InnSciD USP + TWAS 2021.

Após oito dias de debate, a edição de 2021 da conferência InnSciD USP + TWAS chegou ao fim no dia 13/8, sexta-feira. Organizadores, painelistas e pesquisadores se reuniram para a cerimônia de encerramento, que foi movida por agradecimentos, elogios e compartilhamento de perspectivas para os próximos anos de evento.

O InnSciD 2021 é uma parceria entre a Escola de Diplomacia de Inovação e Ciência de São Paulo (InnSciD SP) da USP e a Academia Mundial de Ciências para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento (TWAS, na sigla em inglês). Nessa edição do evento a parceria foi realizada com a TWAS- Lacrep (Latin America and the Caribbean Regional Partnership, braço da TWAS voltado para países da América Latina e do Caribe) e a Academia Brasileira de Ciências. A conferência ocorre anualmente desde 2019.

Durante a cerimônia de encerramento, pesquisadores de várias partes do país elogiaram a organização do evento. “Eu aproveitei todas as apresentações e aprendi muito. Excelente time de organização. Foi uma honra fazer parte do workshop. Obrigado!”, comentou um pesquisador da Bolívia. Outro pesquisador afirmou que “foi ótimo participar do evento. Aprendi muitas coisas e espero ter a oportunidade de conhecê-los pessoalmente. Estou muito feliz de ter feito novos amigos. Meus agradecimentos à organização do evento”, escreveu. 

Confira as melhores falas dos participantes:

Moacyr Martucci Junior, vice-diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP) destacou que inovação científica e diplomacia são tópicos muito importantes hoje em dia. Segundo ele, o mundo ainda terá que enfrentar muitos desafios e crises ao longo dos próximos anos, como as consequências da pandemia, a mudança climática e a questão da cibersegurança – um tema importante e que precisa de muito estudo. As mudanças na sociedade exigem que os tomadores de decisão voltem suas atenções para esses tópicos – o que trará muitos benefícios para a democracia de uma forma geral. 

Coordenador do TWAS-Lacrep e diretor da ABC, Virgílio Almeida assegurou que foi um grande prazer se juntar a esses pesquisadores durante o evento, que seguiu uma linha multidisciplinar e discutiu vários tópicos entre ciência, diplomacia e inovação. Como exemplos, ele citou infraestruturas científicas compartilhadas, impacto da cibersegurança na diplomacia científica e o papel dos jovens cientistas nos debates atuais. De acordo com o cientista, ainda há muito trabalho pela frente: “Nosso trabalho não terminou aqui. Todos nós temos que continuar o diálogo à medida que avançamos cientificamente”. Ele ressaltou que o trabalho foi um sucesso e que certamente será muito importante para o futuro.

Almeida agradeceu a todos os participantes que transformaram o workshop em um sucesso, especialmente por estimularem a discussão durante os paineis. O fato de as sessões terem ocorrido de forma virtual não desencorajou os participantes a levantarem hipóteses e trocarem informações. O Acadêmico afirmou estar “orgulhoso dos temas complexos levantados e da forma como foram discutidos”.

Amâncio Oliveira (IRI/USP) levou uma grande novidade para os participantes: o lançamento do livro “Innovation Diplomacy: Brazil’s and Regional’s Analysis and Roadmap”, que ocorrerá dentro de alguns dias. O material é um compilado de reflexões e artigos escritos pelos participantes da edição de 2020 do InnSciD e foi dividido em duas partes: uma regional, com análises sobre África, América e Ásia; e outra parte com conteúdo sobre o Brasil. “É um lançamento absolutamente empolgante”, comentou Gabriela Gomes Coelho Ferreira, mediadora dos paineis.

Confira a capa da publicação:

Oliveira também confirmou o lançamento de um livro com reflexões dos participantes da edição deste ano do evento.

O representante do Ministério das Relações Exteriores, Pedro Ivo Ferraz da Silva, afirmou que o terceiro ano da conferência foi um marco importante na curta história do InnSciD SP. O sucesso da edição foi atribuído à presença de membros de diferentes áreas de atuação, que contribuíram para o refinamento das discussões. Ferreira também elogiou o desenvolvimento dos debates, que se mantiveram dinâmicos mesmo ocorrendo de forma virtual. 

Ao incentivar o debate sobre questões regionais, incluindo vozes e perspectivas do Sul Global, Pedro acredita que o evento esteja se movendo na direção da evolução para uma escola internacional de referência. “Consolidamos a nossa identidade nesta edição e é isso que eu acredito que iremos levar para o próximo ano”, afirmou. 

“O InnSciD SP é um evento único. Seremos cada vez mais capazes de pensar em soluções para problemas e desafios das economias em desenvolvimento”, disse, ao agradecer aos participantes pelo engajamento com o evento e por compartilharem seu conhecimento.

Gabriela Gomes Coelho Ferreira (IRI/USP) encerrou o debate assegurando que este foi o melhor ano do workshop, graças à alta qualidade dos pesquisadores e palestrantes e ao trabalho em equipe.

 

 

 


Leia todas as matérias da ABC sobre o evento:

Cerimônia de abertura do InnScid reúne cientistas em debate

Segundo dia de atividades do InnScid +TWAS 2021 tem participação de Acadêmicos

Introdução à diplomacia científica

Diplomacia científica 2.0

Painel Science Diplomacy Trail abre a segunda semana do InnScid + TWAS 2021

Cientistas planejam próximos passos na cerimônia de  encerramento do InnScid + TWAS 2021