Como preparação para a reunião da cúpula do G20 (Grupo dos 20) – constituído por ministros da economia e presidentes de bancos centrais dos 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, mais a União Europeia – que acontece nos dias 30 e 31 de outubro em Roma, Itália, as academias de ciências dos países membros (Science20) divulgaram a declaração conjunta “Preparação para Pandemias e o Papel da Ciência”. A vice-presidente Helena B. Nader foi a responsável por acompanhar a elaboração do documento por parte da Academia Brasileira de Ciências (ABC), contando também com o apoio do GT Futuro da Saúde nas etapas iniciais do processo.

Todos os anos, o Science20 se reúne em torno de um tema relevante para criar diretrizes que são apresentadas aos líderes do G20. Em 2021 os esforços foram liderados pela Accademia Nazionale dei Lincei, que representa a Itália, anfitriã do evento. 

A declaração alerta para a necessidade da criação de uma rede global de prevenção de pandemias capaz de identificar rapidamente surtos epidêmicos e que estimule a colaboração internacional e o compartilhamento de dados. Também urge a cooperação tecnológica, sobretudo auxiliando países em desenvolvimento na obtenção de vacinas, medicamentos, testes e equipamentos necessários para o controle pandêmico. 

Por fim, é ressaltada a importância de um Acordo Internacional de Preparação e Gestão Pandêmica, que discuta erros e acertos relacionados ao novo coronavírus e reforcem o Regulamento Sanitário Internacional (2005), de forma a torná-lo mais eficiente e integrado para oferecer respostas globais a crises de saúde. 

Neste ano, organizações ligadas às ciências sociais e humanidades dos 20 países membros (SSH20) também elaboraram uma declaração conjunta com o tema “Crises: economia, sociedade, legislação e cultura na busca por uma humanidade menos vulnerável”. O Brasil foi representado pela Academia Brasileira de Letras (ABL). 

O documento completo do S20 pode ser acessado aqui.