O  “WorkshoDesafios e Realidades da Comunicação Científica na América Latina e no Caribe, organizado pela Academia Joven Argentina (AJA), tem o apoio do Escritório Regional para a América Latina e o Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP), da  Rede de Jovens Afiliados TWAS (TYAN) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

O evento será realizado em espanhol e totalmente gratuito nos dias 3, 10, 17 e 24 de setembro, sempre às 6as feiras, sendo voltado especialmente para jovens cientistas da região. 

O workshop terá quatro módulos, nos quais serão abordados diversos assuntos relacionados ao tema, a partir de exposições de referências da área de ciência, comunicação e tecnologia. Ao final de cada módulo, ocorrerão também atividades destinadas a consolidar as ideias centrais de cada mesa e refletir sobre a aplicação prática delas em cada espaço de trabalho específico. Essas atividades têm vagas limitadas e o prazo para inscrição vai até o dia 23 de agosto. Para se inscrever e consultar os requisitos para participar, você pode acessar o link: https://tyan.twas.org/virtual-thematic-workshop-in-sci-comm/

Na programação estão previstos 14 palestrantes da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba e México, além de representantes da Unesco e moderadores especialistas em cada área. O primeiro módulo será  na sexta-feira, 3 de setembro, às 20h no Horário Universal Coordenado -UTC e continuará todas as sextas-feiras do mês, no mesmo horário. Para saber a hora UTC equivalente ao seu país, você pode acessar https://24timezones.com/zona-horaria/utc .

Programação

6a f | 3 de setembro | 20 h
 Módulo 1
“O que é (e o que gostaríamos que fosse) a comunicação científica: desafios, obstáculos e realidades”.

6a f | 10 de setembro | 20 h
Módulo 2
“Direito à ciência: por que é importante comunicar a ciência na América Latina e no Caribe”.

6a f | 17 de setembro | 20 h
Módulo 3
“BC-AD (antes de COVID19 e depois de COVID19). Experiências, aprendizados e ressignificações da ciência na pandemia ”.

6a f | 24 de setembro | 20 h 
Módulo 4
“Ciência com olhar feminino. Contando conhecimentos com a perspectiva de gênero ”.

Para consultar a lista de palestrantes e moderadores, inscrever-se em workshops subsequentes ou obter mais informações , acesse o link: https://tyan.twas.org/virtual-thematic-workshop-in-sci-comm/