Em 2021 são celebrados os 70 anos do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de  fomento da ciência brasileira. Como parte da 73ª Reunião Anual da SBPC foi realizada uma sessão especial para comemorar a data, que contou com as participações de Evaldo Ferreira Vilela, presidente do CNPq e membro titular da ABC; Luiz Davidovich, presidente da ABC, e Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC. Além deles, diretores e ex-presidentes do órgão também discursaram, enaltecendo o papel estratégico do conselho para o progresso do Brasil. 

Evaldo Ferreira Vilela, presidente do CNPq; Luiz Davidovich, presidente da ABC; e Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC

Fundado em 1951, ainda com o nome de Conselho Nacional de Pesquisas, cuja sigla se manteve até hoje, o CNPq foi uma conquista da comunidade científica e se consolidou como o mais importante órgão federal de fomento à ciência e tecnologia no país. Ildeu Moreira abriu o evento recordando a trajetória do órgão e seu papel central na criação de novas fundações de amparo à pesquisa brasileira. 

A coordenação da sessão foi feita por Evaldo Vilela, que fez um panorama da atuação do CNPq nas diversas áreas do conhecimento, ressaltando a importância de cada uma delas para o progresso nacional. “Todas as ciências são humanas e são importantíssimas para o desenvolvimento, principalmente quando colaboram para a realização de projetos focados nos desafios que enfrenta nossa sociedade”, disse, remetendo ao tema central da reunião da SBPC para este ano. 

Luiz Davidovich destacou a proximidade histórica entre a ABC e o CNPq na luta por maiores investimentos em ciência e abordou os recentes cortes de verbas que a instituição vem sofrendo. “O CNPq é a cara da ciência brasileira, por isso nossa sensibilidade quanto à importância desse órgão. Quando cortam recursos para o CNPq é como se estivessem cortando nossa carne”, enfatizou. 

A comunidade científica brasileira vem se mobilizando contra as sucessivos reduções de recursos para o CNPq. Nos últimos dias, oito entidades científicas, entre elas a ABC e a SBPC, emitiram uma nota contrária ao bloqueio pelo governo de R$ 116 milhões em recursos para o pagamento de bolsas pelo órgão. 

Confira a sessão completa no youtube da SBPC