O Projeto BINGO anunciou o evento “Radiotelescópio BINGO: lançamento do portal e atualizações do projeto” que ocorre entre os dias 6 e 7 de julho, com o objetivo de divulgar detalhes da construção do equipamento e do seu novo portal

Esse novo telescópio foi especialmente desenvolvido para obter as primeiras detecções de Oscilações Acústicas Bariônicas (BAO, da sigla em inglês) na radiofrequência 980 MHz – 1260 MHz. BAOs são importantes parâmetros de análise cosmológica e o BINGO tem como objetivo observá-las em um nível que possibilite uma compreensão ainda maior das propriedades da matéria escura. 

O projeto é coordenado pelo professor da USP e membro titular da Academia Brasileira de Ciências Elcio Abdalla e consiste em uma colaboração internacional envolvendo institutos de pesquisa no Brasil, China, Reino Unido, França, África do Sul e Alemanha. O radiotelescópio será instalado na cidade de Aguiar, localizada no Vale do Piancó, no estado da Paraíba, escolhido por conta dos baixos níveis de interferência de radiofrequência. 

No primeiro dia serão ministradas palestras em português voltadas ao público geral. O segundo dia contará com apresentações em inglês de pesquisadores que colaboraram com o projeto em suas diversas etapas. Esses seminários terão um perfil mais técnico e serão voltados a estudantes de graduação e pós-graduação na área. 

As inscrições são gratuitas e com vagas ilimitadas, podendo ser feitas aqui nesse link.

Haverá uma  coletiva de imprensa online na terça-feira, dia 6 de julho, para abrir o evento, das 8:30 às 9:15, que será transmitida pelo canal BINGO Telescope no YouTube, com abertura para perguntas dos participantes. 

 

Telescópio Bingo em construção (imagem: Jornal da USP)

SERVIÇO 
Evento: Radiotelescópio BINGO: lançamento do portal e atualizações do projeto 

Data: 3ª feira, 06/07/2021 – 4ª feira, 07/07/2021  

Hora: 8:30h (GMT-3) 

Local: youtube.com/channel/BINGO Telescope  

Inscrições: even3.com.br/bingo_telescope_21/