A representação dos membros afiliados da ABC convidam para mais uma Mentoria da ABC, coordenada pela afiliada da ABC Jaqueline Mesquita, eleita para o período 2018-22.

O evento contará com a participação dos professores Concepta Margaret McManus, da Univerisade de Brasília (UnB); João Batista Teixeira da Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Roberto Moraes Barros, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

A pesquisadora Cláudia Figueiredo, afiliada da ABC no período 2015-19, será a mediadora. 

 

Conheça os participantes:

Claudia Figueiredo (UFRJ)

Atua na área de neurociências, buscando entender o impacto das doenças infecciosas sistêmicas sobre o sistema nervoso central. É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de conselheira do Conselho Superior de Ensino para Graduados e coordenadora do curso de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFRJ. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, ex-membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Young Affiliate da The World Academy of Sciences (TWAS). 

Concepta Margaret McManus (UnB)

Professora titular da Universidade de Brasília (UnB), com bolsa de produtividade 1A do CNPq. Tem experiência na área de genética e melhoramento dos animais domésticos bem como em conservação de recursos genéticos animais e genética de paisagem, utilizando diversas ferramentas de estatística.

João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)

É professor associado do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, trabalha nas áreas de bioquímica, toxicologia e farmacologia de organocalcogênio, papel do estresse oxidativo em patologias humanas e experimentais e educação em ciências. Participa de atividades relacionadas ao ensino de ciências e como melhorar o ensino de ciências por meio da interação entre cientistas, estudantes e professores do ensino fundamental e médio.

Roberto Moraes Barros (Unifesp)
Roberto R. Moraes Barros é doutor em microbiologia e imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2017 lidera o projeto “Utilização de Plasmodium knowlesi como modelo para pesquisa de malária in vitro” na mesma universidade, com financiamento da FAPESP e CNPq. Este projeto tem o objetivo de estabelecer a cultura de P. knowlesi no Brasil e utilizar este modelo para estudo de malária humana, em especial causada por P. vivax (espécie que não pode ser cultivada in vitro por longos períodos). 

 

Inscreva-se!