Foto por Daniela XuO Acadêmico Cesar Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi homenageado pela Associação Internacional de Epidemiologia (IEA, na sigla em inglês) por suas pesquisas sobre amamentação, nutrição infantil e desigualdades na saúde.

Na UFPel, ele dirige o Centro Internacional para Análises e Monitoramento de Equidade em Saúde e Nutrição. Seus estudos sobre aleitamento materno e saúde infantil nos anos 80 orientou políticas globais sobre o tema, inclusive da Organização Mundial de Saúde (WHO, na sigla em inglês), modificada em 1991. O papel fundamental de Victora nos Padrões de Crescimento Infantil da WHO levou a curvas de crescimento utilizadas atualmente em 140 países.

Leia a matéria na íntegra no site da IEA

Sobre o Prêmio

O Prêmio Richard Doll é atribuído pela IEA em comemoração ao legado de Richard Doll (1912-2005), médico britânico e suas descobertas em epidemiologia. Ele foi pioneiro em pesquisas que relacionaram o tabagismo ao câncer de pulmão e aumento do risco de doenças cardíacas. Também realizou importantes estudos relacionando radiação com leucemia, assim como amiantos à câncer de pulmão e álcool com câncer de mama.

O prêmio é dirigido a pesquisas epidemiológicas que promovam o avanço do conhecimento de condições que sejam importantes para a saúde humana.

Victora também recebeu o prêmio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração CBMM em 2020.