Entre os dias 26 e 28 de abril, ocorrerá a 3ª edição do Fórum Aberto de Ciências da América Latina e Caribe (Cilac 2021), organizado a cada dois anos, alternando-se em cidades distintas da região. O evento é considerado como o centro regional da ciência, tecnologia e inovação, e se constitui como uma plataforma para discutir políticas eficazes, com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Esta edição será uma oportunidade para debater, planejar e acompanhar o papel da ciência ante a nova normalidade, no contexto da COVID-19. Em razão da pandemia, o evento acontecerá virtualmente, com atividades presenciais da Cidade Autônoma de Buenos Aires, na Argentina. 

Desse modo, a Global Young Academy (GYA) organizará um evento paralelo no âmbito da conferência Cilac 2021, nos dias 27 e 28 de abril. Com o tema “Pesquisa na América Latina e no Caribe: Liderando o impulso para a inclusão de pesquisadores em início de carreira”, o fórum online reunirá um painel diversificado de especialistas para discutir o assunto e contará com duas sessões. O pesquisador da GYA Alejandro Miranda-Nieto será o responsável pela moderação dos dois dias do encontro. 

A primeira sessão, abordará a conceituação do pesquisador em início de carreira na região, bem como os elementos que distinguem a experiência latino-americana. O painel contará com a presença da professora associada ao Departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo (USP) Elizabeth Balbachevsky; o presidente da National Association of Postgraduate Researches Juan José Berger, do Chile; e a professora emérita de desenvolvimento do ensino superior na Universidade de Oxford (Inglaterra) e na McGill University (Canadá) Lynn McAlpine. 

A segunda sessão terá como foco o impacto da crise da COVID-19 nas trajetórias dos pesquisadores em início de carreira, abordando questões da vida cotidiana e das condições de trabalho, além da resposta dos governos da América Latina frente aos atuais desafios. Os palestrantes serão a pesquisadora do Instituto Internacional de Sustentabilidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) Raísa Vieira; o jornalista científico e redator da Science Magazine Rodrigo Pérez Ortega, do México; e a pesquisadora do Gorgas Memorial Institute of Health Studies e membro da GYA Sandra López-Vergès, do Panamá. 

Para mais informações sobre os dois eventos, que ocorrerão simultaneamente, acesse os sites do Cilac 2021 e da Global Young Academy. Participe!

 

Acesse aqui o site do Fórum Aberto de Ciências da América Latina e Caribe 2021.

Acesse aqui o evento da Global Young Academy.