A organização independente CRDF Global abriu o processo seletivo para bolsas de pesquisa sobre como estimular centros nacionais de pesquisa no sudeste da Ásia e no Brasil a criarem normas que evitem a transferência de tecnologias aplicáveis ​​a armas de destruição em massa. O prazo final para envio de propostas é às 18h (Horário de Brasília) do dia 30 de abril.

Fundada em 1995, após o colapso da União Soviética, a CRDF Global é uma organização sem fins lucrativos que promove segurança e sustentabilidade por meio da ciência e da inovação. Um de seus principais enfoques é a pesquisa sobre a transferência de tecnologias com aplicações de armas de destruição em massa (WMD, na sigla em inglês).

Para esta bolsa, a organização busca pedidos de subsídios para financiar pesquisas inovadoras que examinem e proponham soluções orientadas a políticas para riscos e desafios associados à transferência de tecnologias aplicáveis ​​a WMD e proliferação de dados no Sudeste Asiático e no Brasil. Os subsídios são uma concessão única de oito meses de até US$ 10.000. A bolsa é direcionada para candidatos nascidos no Brasil, Indonésia, Índia, Malásia ou Cingapura. 

Os possíveis tópicos a serem abordados englobam:

– Avaliação de risco para identificar e categorizar tecnologias aplicáveis ​​a WMD, mecanismos de transferência de tecnologia e um plano de mitigação para prevenir a transferência de tecnologias com aplicações WMD na região da Ásia Oriental e no Brasil;

– Estratégias, planos, procedimentos e controles administrativos para proteção contra roubo, transferência forçada ou aquisição predatória de informações ou tecnologias críticas;

– Pesquisa sobre as melhores práticas internacionais existentes sobre ciência responsável e ética em pesquisa, integridade científica, segurança da informação e governança de dados e resultados de planos ou programas aplicados para aplicá-los às instituições locais (por exemplo, treinamento, documentos de orientação, procedimentos operacionais padrão).

Os formulários de pedido de subsídio e os detalhes do processo de inscrição estão disponíveis para revisão e download no site da CRDF Global. Envie sua ficha proposta de pesquisa até o dia 30 de abril.

Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações sobre a bolsa, entre em contato através do e-mail techtrainings@crdfglobal.org.