A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso a Ciência (SBPC) enviaram carta ao então presidente da Capes, Dr. Benedito Guimarães Neto, no dia 9 de abril, solicitando informações a respeito da recomposição do Conselho Superior da Capes, lembrando que a última reunião desse conselho ocorreu no dia 28 de novembro.

Diante da atual restrição de recursos e da crise sanitária e econômica que assola o país com sérios impactos para a pós-graduação, as instituuições pedem que se cumpra a recomposição e a nomeação do novo Conselho Superior, para o exercício pleno de suas estratégicas e importantes obrigações. 

Leia a carta na íntegra aqui.

Em 12/4, quando desta publicação, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, demitiu Benedito Guimarães Aguiar Neto da presidência da Capes.  

Segundo matéria de Renata Mariz no jornal O Globo, publicada em 12/4, a saída de Aguiar é apontada como inoportuna neste momento, segundo quadros técnicos da área, em função da avaliação quadrienal que será iniciada em breve pela Capes. Trata-se de um processo robusto de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no país.

A Capes tem papel fundamental no fomento e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro, além de atuar no sistema de avaliação dos cursos.