As indicações para o próximo Prêmio Princípe Mahidol estarão abertas até 31 de maio! A Embaixada da Tailândia em Brasília anunciou o lançamento da edição de 2021 do Prêmio Príncipe Mahidol, premiação anual destinada a pesquisadores, grupos e instituições de destaque nos campos da medicina e da saúde pública.

Serão concebidos dois prêmios (um para profissionais da medicina, e outro da saúde pública), que incluem uma bonificação no valor de 100 mil dólares, medalha e certificado.

As indicações podem ser feitas diretamente no site da premiação ou encaminhando o formulário (disponível aqui) para o e-mail thaiembbrazil@gmail.com. O prazo se encerra dia 31 de maio.

Criado em janeiro de 1992 pela família real tailandesa, a Fundação Prêmio Príncipe Mahidol é uma premiação anual surgida em comemoração ao centenário do nascimento Príncipe Mahidol de Songkla, falecido em 1929 e avô do atual monarca. Mahidol era médico graduado pela Universidade de Harvard e até hoje é considerado o “fundador” da medicina moderna e da saúde pública na Tailândia.

Entre os mais de 70 ganhadores da premiação figuram dois brasileiros: em 2008, o Acadêmico Sérgio Henrique Ferreira foi premiado no âmbito da medicina pela sua contribuição no desenvolvimento de nova classe de medicamento contra a hipertensão. Em saúde pública, Ciro de Quadros foi contemplado pela sua atuação na erradicação da poliomielite, em 1993.