Como mais um exemplo da força dos pesquisadores brasileiros, o Acadêmico Mario Veiga Ferraz Pereira foi eleito para a National Academy of Engineering dos Estados Unidos (NAE).

Esta é uma das mais altas distinções profissionais que podem ser alcançadas por um engenheiro. São eleitos membros aqueles que:

  • deram contribuições de fronteira para a pesquisa, prática ou ensino em engenharia, incluindo, quando apropriado, contribuições significativas para a literatura em engenharia;
  • são pioneiros em campos novos e em desenvolvimento da tecnologia, promovendo avanços em campos tradicionais da engenharia, ou implementando abordagens inovadoras no ensino em engenharia.

A academia norte-americana elegeu 106 membros em dezembro de 2020 e janeiro de 2021, dos quais 23 na categoria de membros internacionais. Pereira é o único brasileiro do grupo e foi eleito “for contributions to methodology and implementation of multi-stage stochastic optimization in hydroelectric scheduling, energy planning, and policy”. A cerimônia de posse será em outubro de 2021.

A eleição para a NAE, para Pereira, é consequência do apoio de muitas pessoas e instituições, a quem ele se diz muito grato. “Inicialmente, tive a sorte de crescer em um ambiente de amor à ciência e ao conhecimento. Meu pai era engenheiro e foi professor da antiga Escola Nacional de Engenharia. Minha mãe, também engenheira, foi a primeira astrônoma do Observatório Nacional”, conta.

Ele optou pela física no final do ensino médio, quando recebe de presente de um professor os “livros vermelhos” do físico note-americano Richard Feynman. Embora tenha passado para engenharia na Puc-Rio, a ciência continuou muito presente e fundamental em sua trajetória. Fez mestrado e doutorado na Coppe/UFRJ, onde conta que teve excelentes professores e um orientador extraordinário, o Acadêmico Nelson Maculan.

Começou sua carreira no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), onde  aprendeu muito com grandes especialistas, segundo ele, e teve “o privilégio de contribuir para a formação de novos pesquisadores, que seguiram para carreiras brilhantes”.

Sobre a PSR Consultoria, que fundou há trinta anos, Pereira comenta que é uma prova de que uma empresa privada brasileira, em estreita colaboração com as universidades, pode produzir conhecimentos e tecnologias avançadas. “Temos hoje uma equipe de quase cem engenheiros, físicos, matemáticos e especialistas em informática, com quase vinte doutores e trinta mestres, que exportam metodologias e software para mais de 70 países. Acredito firmemente que nossa ciência e engenharia, simbolizadas pela ABC e ANE, podem contribuir de maneira determinante para vencer os imensos desafios do país em transformação energética, crescimento sustentável e redução de desigualdades.”

Sobre o eleito

Mario Veiga Ferraz Pereira é engenheiro eletricista com mestrado e doutorado em otimização. Fundou a PSR Consultoria em 1987 e foi CEO da empresa até dezembro de 2018, quando se tornou Chief Innovation Officer (CINO). No Brasil, ele assessorou a maioria dos investidores internacionais e locais na contratação de estratégias, aquisições e investimentos em nova capacidade. Foi também o principal conselheiro presidencial na gestão da crise energética de 2001 e no desenho das novas regras do mercado da eletricidade em 2004.

Pereira foi o principal formulador dos leilões de contratação de energia do país (80 GW de nova capacidade de geração contratada desde 2005, por aproximadamente US $ 550 bilhões); co-projetou o programa de bioeletricidade do país (biomassa de cana-de-açúcar); e desenvolveu metodologias para leilões de energia eólica. Algumas de suas recentes atividades de consultoria internacional incluem o desenvolvimento de um modelo de planejamento de geração para o Pacific Northwest dos EUA; um sistema de previsão de preços para o Nordpool Escandinavo; reforma dos mercados de eletricidade da Turquia, Vietnã e México; estudo de interconexão de oito países sul-americanos; e estudos para integração de geração renovável em vários países do mundo.

Ele é um desenvolvedor líder de métodos avançados de otimização. Seu algoritmo de programação dinâmica dual estocástica (SDDP) é uma referência mundial e é aplicado em dezenas de países. Também desenvolveu novos métodos para o planejamento ótimo da expansão e avaliação da confiabilidade de suprimento.

É fellow do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) dos EUA; membro eleito da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia; recebeu a Medalha Presidencial do Rio Branco por sua contribuição ao setor elétrico brasileiro; a Medalha de Mérito Científico por suas contribuições de pesquisa; e é co-recipente do Prêmio Franz Edelman pelo desenvolvimento de ferramentas de otimização estocástica para a operação de sistemas hidrotérmicos. Ele é autor e co-autor de quatro livros e cerca de 200 artigos em periódicos internacionais, acumulando mais de 4500 citações segundo o Google Scholar.