A Representação dos Membros Afiliados da ABC deu início a uma mobilização em prol da ampliação do número de assinaturas do abaixo-assinado criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e dirigido aos Parlamentares, que podem derrubar os vetos do presidente da República na Lei Complementar nº 177, sobre os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A iniciativa envolveu mais de 50 convidados a participar de um brainstorming para desenhar estratégias de visibilização do abaixo-assinado e da situação extremamente crítica da ciência brasileira.

Na discussão foi criado um nome para a campanha – Ciência Salva – , um logotipo (ao lado) e um site (https://cienciasalva.org) que reúne todas as informações necessárias relativas ao FNDCT e às formas pelas quais a população pode colaborar. No site foi disponibilizada também uma revista produzida pela Academia Brasileira de Ciências, que foi encaminhada a todos os deputados e senadores.

Na 3a feira, dia 9/2, será realizado um tuitaço às 20h (e não antes), com a #CienciaSalva. Participe!

Veja e compartilhe o vídeo de lançamento da campanha #CienciaSalva :

Entenda o caso

O financiamento à ciência brasileira, por meio do FNDCT, é fundamental para que o Brasil possa desenvolver tecnologias e conhecimentos que promovam o bem-estar de todos, desde celulares, assistência médica, energia, construção de moradias populares, entre tantos exemplos, conforme destaca a campanha.

No entanto, em cinco anos, mais de 12 bilhões de reais arrecadados para o FNDCT foram desviados para a reserva de contingência. Em 2020, senadores e deputados aprovaram por maioria absoluta o PLP 135/2020, que prevê a liberação desses recursos do FNDCT. Mas quando o projeto foi sancionado, a Presidência da República vetou dois artigos importantes que afetam diretamente a destinação dessa verba para a atividade científica no País. Se os vetos ao projeto de lei não forem derrubados, quase R$ 5 bilhões deixarão de ser investidos em CT&I no Brasil somente neste ano de 2021.

E como consequência, pesquisas e projetos serão paralisados, a economia será severamente afetada, bem como a vida de todos os brasileiros, já que todos nós dependemos de ciência, tecnologia e inovação.

Precisamos demonstrar nosso apoio aos parlamentares para que derrubem esses vetos. Como fazer isso?

1) Enviando e-mail aos 71 senadores e 385 deputados que votaram favoráveis ao projeto de lei (veja aqui a lista dos parlamentares e modelos de mensagens);

2) Assinando a petição online pela liberação total dos recursos do FNDCT, disponível neste link;

3) Participando do tuitaço nesta terça-feira, 9 de fevereiro, às 20h, com a #cienciasalva

Apoie esta campanha! A ciência salva! Salve a ciência!